Resumo |
Introdução: A atenção à saúde da mulher e da criança é considerada uma área prioritária para a saúde, sobretudo no que se refere aos cuidados ao processo de gestar. Desta forma, devemos ofertar uma assistência qualificada, efetiva, humanizada que vise reduzir os riscos para o binômio mãe-filho e a morbimortalidade materna e infantil. Os profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro, devem ofertar seus conhecimentos, habilidades e atitudes a serviço do bem-estar da mulher e do bebê. Dentro dessas, destacamos as ações de educação em saúde, sobretudo os grupos educativos. Essa atividade na Atenção Básica desempenha um papel fundamental, pois favorece a autonomia e proporciona a valorização e a troca de experiência. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da UFV na execução de grupos educativos sobre ciclo gravídico-puerperal nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Viçosa-MG no período de fevereiro a julho de 2018. Principais ações: Foram realizados grupos educativos pelas estudantes de Enfermagem membros do Projeto Gesta Vida, com uso de atividades fundamentadas no método proposto por Paulo Freire e realizadas através de dinâmicas, jogos, rodas de conversas e o uso de objetos simbólicos como mama, bebê, pelve feminina e figuras ilustrativas. Os temas abordados foram relacionados com a gestação, parto e puerpério com duração de 60 minutos e após cada atividade foram entregues um certificado de participação para as gestantes e os convites para o próximo grupo. Resultados alcançados: Percebemos que as mulheres possuem muitas dúvidas em relação ao processo de gestar, parir e maternar, principalmente no que diz respeito aos seus direitos em relação à presença de acompanhante na sala de parto, sobre a dieta livre no processo de trabalho de parto e os exames disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde para seu bebê. A dor e o medo do parto normal, bem como da episiotomia (corte do períneo) foram relatados pela maioria das mulheres. Muitas desconhecem os reais benefícios do parto vaginal e as medidas não farmacológicas realizadas para alívio da dor durante esse momento. Diante disso, as dúvidas foram retiradas e destacadas por cada uma delas durante os grupos, aumentando o conhecimento individual e coletivo entre as gestantes e seus familiares. Conclusões: os grupos educativos, além de fornecerem informações essenciais às gestantes e seus acompanhantes sobre o processo de gestar e parir, também promovem um ambiente de troca de experiências e sentimentos. Portanto, a educação em saúde voltada a este grupo é um instrumento essencial na atenção primária, uma vez que, tem como objetivo, alcançar um cuidado integral, bem como fortalecer o vínculo com as mulheres assistidas. |