Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9837

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Marina Barbosa Bonisson
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Amanda de Macedo Silva, Gabriela Diniz Pinto Coelho, Kareen Eduarda Alves dos Santos, Victória Regina Ribeiro Lopes
Título Grupos educativos para casais gravídicos em Estratégias de Saúde da Família no município de Viçosa: relato de experiência
Resumo Introdução: A atenção à saúde da mulher e da criança é considerada uma área prioritária para a saúde, sobretudo no que se refere aos cuidados ao processo de gestar. Desta forma, devemos ofertar uma assistência qualificada, efetiva, humanizada que vise reduzir os riscos para o binômio mãe-filho e a morbimortalidade materna e infantil. Os profissionais de saúde, entre eles o enfermeiro, devem ofertar seus conhecimentos, habilidades e atitudes a serviço do bem-estar da mulher e do bebê. Dentro dessas, destacamos as ações de educação em saúde, sobretudo os grupos educativos. Essa atividade na Atenção Básica desempenha um papel fundamental, pois favorece a autonomia e proporciona a valorização e a troca de experiência. Objetivo: Relatar a experiência de discentes do Curso de Enfermagem da UFV na execução de grupos educativos sobre ciclo gravídico-puerperal nas Estratégias de Saúde da Família (ESF) da cidade de Viçosa-MG no período de fevereiro a julho de 2018. Principais ações: Foram realizados grupos educativos pelas estudantes de Enfermagem membros do Projeto Gesta Vida, com uso de atividades fundamentadas no método proposto por Paulo Freire e realizadas através de dinâmicas, jogos, rodas de conversas e o uso de objetos simbólicos como mama, bebê, pelve feminina e figuras ilustrativas. Os temas abordados foram relacionados com a gestação, parto e puerpério com duração de 60 minutos e após cada atividade foram entregues um certificado de participação para as gestantes e os convites para o próximo grupo. Resultados alcançados: Percebemos que as mulheres possuem muitas dúvidas em relação ao processo de gestar, parir e maternar, principalmente no que diz respeito aos seus direitos em relação à presença de acompanhante na sala de parto, sobre a dieta livre no processo de trabalho de parto e os exames disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde para seu bebê. A dor e o medo do parto normal, bem como da episiotomia (corte do períneo) foram relatados pela maioria das mulheres. Muitas desconhecem os reais benefícios do parto vaginal e as medidas não farmacológicas realizadas para alívio da dor durante esse momento. Diante disso, as dúvidas foram retiradas e destacadas por cada uma delas durante os grupos, aumentando o conhecimento individual e coletivo entre as gestantes e seus familiares. Conclusões: os grupos educativos, além de fornecerem informações essenciais às gestantes e seus acompanhantes sobre o processo de gestar e parir, também promovem um ambiente de troca de experiências e sentimentos. Portanto, a educação em saúde voltada a este grupo é um instrumento essencial na atenção primária, uma vez que, tem como objetivo, alcançar um cuidado integral, bem como fortalecer o vínculo com as mulheres assistidas.
Palavras-chave Educação em Saúde, Gravidez, Maternidade
Forma de apresentação..... Painel
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