Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9835

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PROEXT
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Gabriella Machado de Sousa Oliveira
Orientador MARILANE DE OLIVEIRA FANI AMARO
Outros membros ANDREIA GUERRA SIMAN, CAMILO AMARO DE CARVALHO, Maria Aline Rocha Pires
Título A Educação Permanente no âmbito hospitalar: subsídios para a prática profissional
Resumo Introdução: A educação permanente (EP) é a articulação entre as necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho, possibilitando a atualização técnica dos profissionais da saúde, reflexão e análise crítica dos processos de trabalho e processos de formação, facilitando a identificação de problemas e a elaboração de estratégias para a superá-los. Neste contexto, os Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) são a descrição sistematizada e padronizada de uma atividade técnica- assistencial, com o intuito de garantir o resultado esperado por sua realização, livre de variações indesejáveis, sendo aprovados e revisados pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH). Objetivo: Realizar EP com os profissionais de enfermagem do hospital São Sebastião em Viçosa, MG, de acordo com os POPs aprovados e revisados pela CCIH. Ações: foram realizadas as reuniões de EP com a equipe de enfermagem nos setores abordando o tema Manejo do paciente com conjuntivite. Foi realizada busca ativa nos setores de pacientes em uso de antibioticoterapia, isolamento e infecção hospitalar e atividade de lavagem das mãos com álcool fluorescente (foi solicitado que os participantes lavassem as mãos como de costume com álcool que sob a luz negra, refletia onde havia sido passado, evidenciando as áreas que a lavagem não foi eficaz). Foram realizados também: vigilância epidemiológica das infecções hospitalares; Coleta da microbiota das mãos dos profissionais da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) após lavagem das mãos por digital e swab colocados em placa de petri em cultura para fungos e bactérias para observar crescimento; investigação de infecção puerperal por coleta de prontuários da paciente e caderno de registro contendo quem realizou o parto, sala, hora, intercorrências; Passagem dos dados mensais e anuais para tabela geral, separadas por setores. Esses dados contém o número de internações, culturas positivas e negativas, infecções hospitalares, antibióticos prescritos, etc. Resultados: identificação de pacientes em isolamento e reforço de medidas de precaução; Passagem dos dados mensais e anuais para tabela geral, separadas por setores. Esses dados contém o número de internações, culturas positivas e negativas, infecções hospitalares, antibióticos prescritos, etc; ofício enviado à UTIN com gráfico de crescimento bacteriano e fúngico das placas, aumentando interesse e cuidado em lavar corretamente as mãos. Os participantes perceberam que, nas unhas, entre os dedos e no dorso das mãos permanecem partes fluorescentes, após a lavagem, sendo orientado da lavagem correta e explicado o aumento das chances de contaminação alimentar e de disseminação de doenças. Conclusões: A educação permanente é fundamental para a atualização profissional e segurança do paciente.
Palavras-chave educaçao permanente, enfermagem,
Forma de apresentação..... Painel
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