Resumo |
Este trabalho trata-se de um relato das ações desenvolvidas no projeto de ensino intitulado “As ciências da cozinha”. Tal projeto foi planejado e desenvolvido como parte das exigências da disciplina EIN 386 – Ciências Naturais e Sociais. O tema central da proposta está relacionado à construção dos conceitos e funcionalidades das ciências sociais e naturais na educação infantil, usando como ferramenta para essa construção a culinária. O projeto foi realizado com crianças de aproximadamente cinco anos de idade, da sala 05, turno da manhã, do Laboratório de Desenvolvimento Infantil (LDI), localizado no campus da Universidade Federal de Viçosa, em Viçosa-MG. A escolha da temática foi motivada por ser um tema recorrente na mídia, o que acaba influenciando e fazendo parte do cotidiano e das vivências das crianças e, além disso, acredita-se que a culinária é uma forma interativa e inovadora das crianças compreenderem as aplicações científicas na prática. Como principal objetivo buscou-se trabalhar as ciências sociais e naturais na educação infantil por meio da culinária. Especificamente objetivou-se levar as crianças a conhecerem os aspectos sociais dos alimentos e a compreenderem na prática as ações e reações físico-química nos alimentos. Na intervenção em sala de aula, utilizou-se da metodologia de observação participante a partir de atividades lúdicas. Essa intervenção foi dividida em duas etapas, com duração de duas semanas, e como resultados alcançados, acredita-se que as crianças participantes do projeto tiveram a oportunidade de: conhecer por meio da sociologia as tendências de formas de consumo dos alimentos; na filosofia, conhecer os significados da alimentação para o bem estar; na geografia a distribuição, clima e localização que se encontra cada alimento; na história a naturalidade e o percurso histórico dos alimentos; e pela antropologia as utilizações culturais de cada alimento. Além disso, as crianças puderam: conhecer os alimentos e suas origens por meio da biologia; entender as modificações que ocorrem nas misturas de substâncias na química orgânica; na física mecânica compreender como a força centrípeta funciona; e pela físico-química acompanharem como ocorre a fusão da matéria pela interferência da força atrito estática. Ao final de nosso projeto, concluímos que nessa construção é de extrema importância instigar a criança a construir o espírito científico, motivando assim as construções posteriores. Além dessa consideração, podemos concluir que o planejamento e desenvolvimento do projeto também possibilitou a percepção, na formação docente, que a ciência está em toda parte, basta o professor ter a sensibilidade e se dispor a ser um pesquisador, para levar as crianças a construírem e produzirem a ciência. |