Resumo |
Nos últimos anos, os grandes eventos esportivos seguidos de grandes fluxos de turistas, colocou o Brasil numa posição de destaque no cenário mundial e isso vem mexendo com o imaginário das pessoas e também dos estudantes. Esporte e turismo são atividades que se interagem e se agregam em vários momentos geográficos, o que permite um amplo leque de discussões e aprofundamentos sobre suas funções, formas e conteúdo. A proposta da identificação do esporte e do turismo como área de estudo geográfico não tange apenas um novo olhar ou um novo campo de estudo, mas algo que chame a atenção dos geógrafos e alunos para a espacialidade dessa temática. A ciência geográfica permite aproximar os alunos demonstrando que ao seu redor estão presentes fenômenos e fatos de uma sociedade em constante mudança. Novos paradigmas podem auxiliar a ciência geográfica como um estudo relevante na formação do educando. Na atual conjuntura política que promove uma desvalorização da área de humanas no ensino, se faz necessária essa afirmação enquanto disciplina escolar e acadêmica. A presente pesquisa tem como finalidade analisar as variáveis que possibilitem aos professores do Ensino Médio, pensar o esporte e o turismo como atividades geográficas de caráter econômico, social e ambiental, que interagem e interferem em toda a dinâmica local, nacional e global. O objetivo geral é analisar e compreender o esporte e o turismo, como conteúdos metodológicos que possam ser usufruídos pelo processo de ensino e aprendizagem da ciência geográfica. Quanto à natureza do estudo, a presente pesquisa tem um caráter qualitativo e apresenta uma natureza exploratória, devido à escassez de dados e à necessidade de se conhecer as manifestações do turismo e do esporte como parte da ciência geográfica e que contribuem para as transformações socioeconômicas e ambientais relacionadas ao espaço geográfico, criando relações e conexões dentro do processo de ensino aprendizagem. A forma de se obter esses dados se dará através de leituras, análises de material bibliográfico e através da aplicação de questionários à professores de Geografia da rede pública e privada da cidade de Viçosa. Em síntese, a metodologia empregada é uma análise descritiva/ qualitativa que objetiva compreender sua importância e sua realidade. Partindo desse princípio, esperamos verificar os reais valores que possibilitam o estudo do esporte e do turismo na realidade do contexto do Ensino Médio.Em resumo, as temáticas aqui tratadas permitem aproximar os alunos demonstrando que ao seu redor estão presentes fatos de uma sociedade em constante mudança. Novos paradigmas podem auxiliar na relação Ensino/Aprendizagem consolidando a construção da consciência ambiental, econômica, política e cultural do educando. |