Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9829

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natali Aparecida Speridiao
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Jose Victor Soares da Silva
Título Sentimentos vivenciados por estudantes de graduação em enfermagem com o uso da simulação realística no ensino: revisão de literatura
Resumo Introdução: O ensino de enfermagem vivencia mudanças em sua abordagem
pedagógica, e há uma crescente incorporação de metodologias ativas, com destaque
para a simulação realística. Esta metodologia proporciona um ensino-aprendizagem
crítico-reflexivo, com desenvolvimento de habilidades em um ambiente controlado e
seguro, capaz de preparar emocionalmente os discentes a alcançarem um melhor
aprendizado. Objetivo: Avaliar o que se tem publicado nos últimos três anos sobre os
sentimentos experimentados por graduandos de Enfermagem durante atividade
simulada. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada no mês de junho
de 2018 nas bases de dados EBSCOhost e Google Scholar, utilizando as palavras-
chaves “simulação”, “simulação clínica”, “simulação realística” e “sentimentos”, e o
operador booleano “AND”. Foram incluídos na revisão estudos publicados entre os
anos de 2016 a junho de 2018, que tinham como foco responder ao objetivo deste
estudo, e que estavam disponíveis para leitura na íntegra, nos idiomas inglês, português
ou espanhol. Foram excluídos os que não se referiam aos sentimentos vivenciados
pelos discentes na etapa do debriefing. Resultados: Foram encontrados 52 artigos, 1
tese de doutorado e 1 dissertação de mestrado. Destes, 9 estudos atenderam aos critérios
de inclusão, sendo 7 artigos, uma tese, e uma dissertação. Os principais sentimentos
vivenciados pelos estudantes de Enfermagem com a atividade simulada nos estudos
analisados foram nervosismo, ansiedade, insegurança, medo, estresse, desconforto e
angústia. A expressão destes sentimentos foi relacionada à presença do avaliador e ao
uso de filmadoras no ambiente da simulação. A participação do aluno por repetidas
vezes em atividades simuladas foi apontada pelos autores como uma estratégia para
reduzir estes sentimentos, ou ajudar o aprendiz a lidar melhor com eles. Conclusão:
Reduzir os sentimentos negativos com a experiência clínica simulada é um desafio para
os docentes. Por outro lado, a vivência destes sentimentos em ambiente controlado
possibilita ao aluno desenvolver competências da esfera cognitiva- comportamental,
deixando-o mais seguro para o atendimento a pacientes reais na prática clínica A
atividade clínica simulada contribui positivamente tanto para uma aprendizagem ativa,
crítica-reflexiva quanto para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do raciocínio clínico
e de habilidades técnica, melhorando a confiança, satisfação e, consequentemente
reduzindo os níveis de ansiedade e erros.
Palavras-chave Enfermagem, treinamento por simulação, debriefing
Forma de apresentação..... Painel
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