ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ciências Biológicas |
Setor | Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Natali Aparecida Speridiao |
Orientador | CRISTIANE CHAVES DE SOUZA |
Outros membros | Jose Victor Soares da Silva |
Título | Sentimentos vivenciados por estudantes de graduação em enfermagem com o uso da simulação realística no ensino: revisão de literatura |
Resumo | Introdução: O ensino de enfermagem vivencia mudanças em sua abordagem pedagógica, e há uma crescente incorporação de metodologias ativas, com destaque para a simulação realística. Esta metodologia proporciona um ensino-aprendizagem crítico-reflexivo, com desenvolvimento de habilidades em um ambiente controlado e seguro, capaz de preparar emocionalmente os discentes a alcançarem um melhor aprendizado. Objetivo: Avaliar o que se tem publicado nos últimos três anos sobre os sentimentos experimentados por graduandos de Enfermagem durante atividade simulada. Metodologia: Trata-se de uma revisão de literatura realizada no mês de junho de 2018 nas bases de dados EBSCOhost e Google Scholar, utilizando as palavras- chaves “simulação”, “simulação clínica”, “simulação realística” e “sentimentos”, e o operador booleano “AND”. Foram incluídos na revisão estudos publicados entre os anos de 2016 a junho de 2018, que tinham como foco responder ao objetivo deste estudo, e que estavam disponíveis para leitura na íntegra, nos idiomas inglês, português ou espanhol. Foram excluídos os que não se referiam aos sentimentos vivenciados pelos discentes na etapa do debriefing. Resultados: Foram encontrados 52 artigos, 1 tese de doutorado e 1 dissertação de mestrado. Destes, 9 estudos atenderam aos critérios de inclusão, sendo 7 artigos, uma tese, e uma dissertação. Os principais sentimentos vivenciados pelos estudantes de Enfermagem com a atividade simulada nos estudos analisados foram nervosismo, ansiedade, insegurança, medo, estresse, desconforto e angústia. A expressão destes sentimentos foi relacionada à presença do avaliador e ao uso de filmadoras no ambiente da simulação. A participação do aluno por repetidas vezes em atividades simuladas foi apontada pelos autores como uma estratégia para reduzir estes sentimentos, ou ajudar o aprendiz a lidar melhor com eles. Conclusão: Reduzir os sentimentos negativos com a experiência clínica simulada é um desafio para os docentes. Por outro lado, a vivência destes sentimentos em ambiente controlado possibilita ao aluno desenvolver competências da esfera cognitiva- comportamental, deixando-o mais seguro para o atendimento a pacientes reais na prática clínica A atividade clínica simulada contribui positivamente tanto para uma aprendizagem ativa, crítica-reflexiva quanto para o desenvolvimento e aperfeiçoamento do raciocínio clínico e de habilidades técnica, melhorando a confiança, satisfação e, consequentemente reduzindo os níveis de ansiedade e erros. |
Palavras-chave | Enfermagem, treinamento por simulação, debriefing |
Forma de apresentação..... | Painel |