Resumo |
O presente trabalho integra uma pesquisa em andamento no âmbito do PIBIC-Júnior e tem por objetivo avaliar os resultados iniciais da implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova a partir da percepção dos agentes implementadores. Especificamente, pretende-se compreender quais foram os fatores determinantes da vinda do Campus do IFMG e quais os impactos que a implementação causou no entorno, na cidade e na região. Indiretamente, com o desenvolvimento da pesquisa, um grupo de estudantes do ensino médio está iniciando uma formação científica.Para responder aos objetivos, a metodologia é qualitativa, com a revisão da literatura, a escrita de resenhas visando o conhecimento dos pesquisadores em relação ao tema avaliação de políticas públicas. Para a coleta de dados procedemos à elaboração de um roteiro de entrevista para o Diretor Geral do Campus, Leonardo de Paiva Barbosa, assim como para o ex-prefeito de Ponte Nova, Paulo Augusto Malta Moreira. Ainda serão entrevistados outros três atores decisivos no processo. Destaca-se que os entrevistados assinaram o TCLE e autorizaram a divulgação de suas identidades. Como resultados preliminares, as análises revelam perspectivas distintas dos entrevistados, evidenciando por um lado uma ênfase política do ex-prefeito quanto ao papel do IFMG para a cidade e região, e por outro lado, o Diretor da escola destaca as dificuldades estruturais em “fazer nascer” o Campus. Também é notório que a implementação gerou benefícios ao entorno, visto que, anteriormente o local, sede da antiga Estação Ferroviária, era abandonado pela União. Com a reforma e ampliação do prédio e a dinâmica de funcionamento do Campus, além de obras de pavimentação e fiscalização na área, surge uma nova configuração do espaço social, econômica e cultural. Destaca-se que, considerando que a microrregião de Ponte Nova envolve 29 municípios, é a única instituição pública federal que oferta educação técnica, tecnológica e de formação profissional. Portanto, o Campus possui um papel estratégico na expansão e interiorização da Rede Federal, com potencial para se consolidar nos processos educativos e de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Diante do exposto, avaliar a implementação colocada em curso desde o ano de 2014, a partir das opiniões dos diferentes atores envolvidos, possibilitará a sistematização da trajetória do Campus e a compreensão dos primeiros resultados dessa política educacional. Pautado no papel transformador da educação, a expectativa é contribuir para a formação dos estudantes, os inserindo no universo da pesquisa científica, num ambiente de reflexão e diálogo a respeito de sua própria escola, se reconhecendo como beneficiários e protagonistas de uma política pública. |