Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9828

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Bethânia Geralda Martins
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Aline de Sousa Brites, Gabrielly Alves Belonato, Jáder Loures de Brito
Título Um novo Campus do IFMG: percepções de atores implementadores no município de Ponte Nova
Resumo O presente trabalho integra uma pesquisa em andamento no âmbito do PIBIC-Júnior e tem por objetivo avaliar os resultados iniciais da implementação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova a partir da percepção dos agentes implementadores. Especificamente, pretende-se compreender quais foram os fatores determinantes da vinda do Campus do IFMG e quais os impactos que a implementação causou no entorno, na cidade e na região. Indiretamente, com o desenvolvimento da pesquisa, um grupo de estudantes do ensino médio está iniciando uma formação científica.Para responder aos objetivos, a metodologia é qualitativa, com a revisão da literatura, a escrita de resenhas visando o conhecimento dos pesquisadores em relação ao tema avaliação de políticas públicas. Para a coleta de dados procedemos à elaboração de um roteiro de entrevista para o Diretor Geral do Campus, Leonardo de Paiva Barbosa, assim como para o ex-prefeito de Ponte Nova, Paulo Augusto Malta Moreira. Ainda serão entrevistados outros três atores decisivos no processo. Destaca-se que os entrevistados assinaram o TCLE e autorizaram a divulgação de suas identidades. Como resultados preliminares, as análises revelam perspectivas distintas dos entrevistados, evidenciando por um lado uma ênfase política do ex-prefeito quanto ao papel do IFMG para a cidade e região, e por outro lado, o Diretor da escola destaca as dificuldades estruturais em “fazer nascer” o Campus. Também é notório que a implementação gerou benefícios ao entorno, visto que, anteriormente o local, sede da antiga Estação Ferroviária, era abandonado pela União. Com a reforma e ampliação do prédio e a dinâmica de funcionamento do Campus, além de obras de pavimentação e fiscalização na área, surge uma nova configuração do espaço social, econômica e cultural. Destaca-se que, considerando que a microrregião de Ponte Nova envolve 29 municípios, é a única instituição pública federal que oferta educação técnica, tecnológica e de formação profissional. Portanto, o Campus possui um papel estratégico na expansão e interiorização da Rede Federal, com potencial para se consolidar nos processos educativos e de desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental. Diante do exposto, avaliar a implementação colocada em curso desde o ano de 2014, a partir das opiniões dos diferentes atores envolvidos, possibilitará a sistematização da trajetória do Campus e a compreensão dos primeiros resultados dessa política educacional. Pautado no papel transformador da educação, a expectativa é contribuir para a formação dos estudantes, os inserindo no universo da pesquisa científica, num ambiente de reflexão e diálogo a respeito de sua própria escola, se reconhecendo como beneficiários e protagonistas de uma política pública.
Palavras-chave Implementação, Política educacional, Percepções
Forma de apresentação..... Oral
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