Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9820

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Carolina Mendonça Salomão Lopes
Orientador MARIANA CALABRIA LOPES
Outros membros Elenice de Sousa Pereira
Título Uma Escola da Bola para iniciantes aos jogos esportivos
Resumo Uma Escola da Bola para iniciantes aos jogos esportivos
LOPES, Carolina Mendonça Salomão1; LOPES, Mariana Calábria1.
1 Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa – MG

Introdução: O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS consiste em proporcionar às crianças da sede do Rebusca (Ação Social Evangélica Viçosense) jogos orientados e baseados em capacidades táticas, capacidades coordenativas, habilidades com bola e Jogos para o Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade (JDIC). Objetivo: O objetivo principal do projeto é oferecer às crianças a cultura do jogo de rua, baseada em situações de jogo e orientada para as capacidades e habilidades do aluno. Principais ações: O público alvo são crianças de 3 anos (Creche) e de 6 a 12 anos (Centro Estudantil), que frequentam um projeto social realizado no Rebusca na unidade do Centro. As aulas acontecem duas vezes na semana, para quatro turmas do Centro Estudantil e uma vez na semana para as duas turmas da Creche, com duração de 30 minutos cada. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que possibilita às crianças experimentar diversas formas de movimento, com liberdade de jogar, porém, compreendendo o jogo. Resultados: Houve grande melhoria no que diz respeito à coletividade das crianças, passaram a se importar mais com o outro durante as aulas e compreender melhor a relação “espaço-bola-colega-adversário” quando se menciona capacidades táticas. Quanto ao desenvolvimento das capacidades coordenativas, notou-se uma melhora significativa em tarefas que envolviam principalmente maior precisão, como acertar um alvo, gol, cesta, etc. Para a creche, percebeu-se inclusive, grande evolução nos aspectos de equilíbrio e coordenação motora por parte dos alunos. É notório o desenvolvimento das crianças baseado no que a metodologia utilizada propõe, além de acrescentar valores morais, éticos e sociais à vida de cada uma delas. Conclusão: Assim, pode-se concluir que o projeto até o momento, tem alcançado a maior parte de seus objetivos por meio de atividades pautadas na metodologia da Escola da Bola, recebendo boa aceitação do público alvo em questão e da instituição beneficiada.
Palavras-chave Ensino de jogos esportivos, crianças, desenvolvimento motor.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.