ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática | Ciências Biológicas |
Setor | Departamento de Educação Física |
Bolsa | PIBEX |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | FUNARBE |
Primeiro autor | Carolina Mendonça Salomão Lopes |
Orientador | MARIANA CALABRIA LOPES |
Outros membros | Elenice de Sousa Pereira |
Título | Uma Escola da Bola para iniciantes aos jogos esportivos |
Resumo | Uma Escola da Bola para iniciantes aos jogos esportivos LOPES, Carolina Mendonça Salomão1; LOPES, Mariana Calábria1. 1 Universidade Federal de Viçosa – UFV, Viçosa – MG Introdução: O projeto UMA ESCOLA DA BOLA PARA INICIANTES AOS JOGOS ESPORTIVOS consiste em proporcionar às crianças da sede do Rebusca (Ação Social Evangélica Viçosense) jogos orientados e baseados em capacidades táticas, capacidades coordenativas, habilidades com bola e Jogos para o Desenvolvimento da Inteligência e Criatividade (JDIC). Objetivo: O objetivo principal do projeto é oferecer às crianças a cultura do jogo de rua, baseada em situações de jogo e orientada para as capacidades e habilidades do aluno. Principais ações: O público alvo são crianças de 3 anos (Creche) e de 6 a 12 anos (Centro Estudantil), que frequentam um projeto social realizado no Rebusca na unidade do Centro. As aulas acontecem duas vezes na semana, para quatro turmas do Centro Estudantil e uma vez na semana para as duas turmas da Creche, com duração de 30 minutos cada. A metodologia utilizada para iniciação esportiva é o ensino da Escola da Bola, que possibilita às crianças experimentar diversas formas de movimento, com liberdade de jogar, porém, compreendendo o jogo. Resultados: Houve grande melhoria no que diz respeito à coletividade das crianças, passaram a se importar mais com o outro durante as aulas e compreender melhor a relação “espaço-bola-colega-adversário” quando se menciona capacidades táticas. Quanto ao desenvolvimento das capacidades coordenativas, notou-se uma melhora significativa em tarefas que envolviam principalmente maior precisão, como acertar um alvo, gol, cesta, etc. Para a creche, percebeu-se inclusive, grande evolução nos aspectos de equilíbrio e coordenação motora por parte dos alunos. É notório o desenvolvimento das crianças baseado no que a metodologia utilizada propõe, além de acrescentar valores morais, éticos e sociais à vida de cada uma delas. Conclusão: Assim, pode-se concluir que o projeto até o momento, tem alcançado a maior parte de seus objetivos por meio de atividades pautadas na metodologia da Escola da Bola, recebendo boa aceitação do público alvo em questão e da instituição beneficiada. |
Palavras-chave | Ensino de jogos esportivos, crianças, desenvolvimento motor. |
Forma de apresentação..... | Painel |