| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
| Nível | Graduação |
| Modalidade | Extensão |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Linguística, Letras e Artes |
| Setor | Departamento de Educação Física |
| Bolsa | Outros |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | UFV |
| Primeiro autor | Anderson Veloso Domingos |
| Orientador | DANIELA GOMES ROSADO |
| Outros membros | Adalberto Vinícius Fernandes, Adalberto Vinícius Fernandes, Adele Stephanie Oliveira, Adele Stephanie Oliveira, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Lívia Julia Dias, Lívia Julia Dias |
| Título | A Dança no PELU: um relato de experiência |
| Resumo | Este resumo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as experiências vivenciadas no programa PELU (Programa de Esporte e Lazer na UFV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) durante o primeiro ano, em 2017, até o primeiro semestre de 2018. Apresentamos os desafios de trabalhar dança para além do entretenimento, abordando os processos de desenvolvimento que partem da compreensão corporal, social e cultural de cada linguagem de dança, focando na importância do atual corpo em experimentação dessas atividades. Dentre todas as barreiras que encontramos em oferecer e desenvolver as atividades, com o perfil de ensino que se tem em um curso de graduação em dança, a consciência corporal e tipo de aprendizagem que os participantes já possuíam sobre, foi o primeiro ponto e a parte mais trabalhosa do ensino. Quando se fala em dança, logo pensamos no ensino/aprendizagem por meio da imitação, onde acaba se perdendo, na maioria das vezes, a grande parte do processo e outros saberes agregados à dança que fazem dela somente uma pequena parte dos ritos das associações cotidianas sociais e culturais nas quais cada linguagem está inserida. Normalmente os métodos que focam no produto final, a “dança pronta”, e não no processo de desenvolvimento, tendem a prejudicar elementos primordiais em seu ensino, da consciência corporal às relações de espaços e integração dos alunos, podendo até mesmo comprometer sua saúde em vários aspectos futuramente. Outro desafio era a compreensão de dança, e os elementos que a compõem, que os participantes tinham. O fato de apresentar outras possibilidades que iam além do conteúdo fornecido pelos meios de comunicação (TVs, redes sociais mais populares e academias locais) fez com que o programa se tornasse um meio acessível e dinâmico para se divertir e ao mesmo tempo aprender. Mostrou-se de grande importância para a valorização da educação através desta área das artes, uma vez que vivemos um processo de falta de legitimidade diante das outras disciplinas. |
| Palavras-chave | Dança, Lazer, Políticas Públicas. |
| Forma de apresentação..... | Painel |