Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9819

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Anderson Veloso Domingos
Orientador DANIELA GOMES ROSADO
Outros membros Adalberto Vinícius Fernandes, Adalberto Vinícius Fernandes, Adele Stephanie Oliveira, Adele Stephanie Oliveira, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Lívia Julia Dias, Lívia Julia Dias
Título A Dança no PELU: um relato de experiência
Resumo Este resumo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as experiências vivenciadas no programa PELU (Programa de Esporte e Lazer na UFV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) durante o primeiro ano, em 2017, até o primeiro semestre de 2018. Apresentamos os desafios de trabalhar dança para além do entretenimento, abordando os processos de desenvolvimento que partem da compreensão corporal, social e cultural de cada linguagem de dança, focando na importância do atual corpo em experimentação dessas atividades. Dentre todas as barreiras que encontramos em oferecer e desenvolver as atividades, com o perfil de ensino que se tem em um curso de graduação em dança, a consciência corporal e tipo de aprendizagem que os participantes já possuíam sobre, foi o primeiro ponto e a parte mais trabalhosa do ensino. Quando se fala em dança, logo pensamos no ensino/aprendizagem por meio da imitação, onde acaba se perdendo, na maioria das vezes, a grande parte do processo e outros saberes agregados à dança que fazem dela somente uma pequena parte dos ritos das associações cotidianas sociais e culturais nas quais cada linguagem está inserida. Normalmente os métodos que focam no produto final, a “dança pronta”, e não no processo de desenvolvimento, tendem a prejudicar elementos primordiais em seu ensino, da consciência corporal às relações de espaços e integração dos alunos, podendo até mesmo comprometer sua saúde em vários aspectos futuramente. Outro desafio era a compreensão de dança, e os elementos que a compõem, que os participantes tinham. O fato de apresentar outras possibilidades que iam além do conteúdo fornecido pelos meios de comunicação (TVs, redes sociais mais populares e academias locais) fez com que o programa se tornasse um meio acessível e dinâmico para se divertir e ao mesmo tempo aprender. Mostrou-se de grande importância para a valorização da educação através desta área das artes, uma vez que vivemos um processo de falta de legitimidade diante das outras disciplinas.
Palavras-chave Dança, Lazer, Políticas Públicas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.