ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Linguística, Letras e Artes |
Setor |
Departamento de Educação Física |
Bolsa |
Outros |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Anderson Veloso Domingos |
Orientador |
DANIELA GOMES ROSADO |
Outros membros |
Adalberto Vinícius Fernandes, Adalberto Vinícius Fernandes, Adele Stephanie Oliveira, Adele Stephanie Oliveira, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Lívia Julia Dias, Lívia Julia Dias |
Título |
A Dança no PELU: um relato de experiência |
Resumo |
Este resumo tem como objetivo apresentar reflexões sobre as experiências vivenciadas no programa PELU (Programa de Esporte e Lazer na UFV) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) durante o primeiro ano, em 2017, até o primeiro semestre de 2018. Apresentamos os desafios de trabalhar dança para além do entretenimento, abordando os processos de desenvolvimento que partem da compreensão corporal, social e cultural de cada linguagem de dança, focando na importância do atual corpo em experimentação dessas atividades. Dentre todas as barreiras que encontramos em oferecer e desenvolver as atividades, com o perfil de ensino que se tem em um curso de graduação em dança, a consciência corporal e tipo de aprendizagem que os participantes já possuíam sobre, foi o primeiro ponto e a parte mais trabalhosa do ensino. Quando se fala em dança, logo pensamos no ensino/aprendizagem por meio da imitação, onde acaba se perdendo, na maioria das vezes, a grande parte do processo e outros saberes agregados à dança que fazem dela somente uma pequena parte dos ritos das associações cotidianas sociais e culturais nas quais cada linguagem está inserida. Normalmente os métodos que focam no produto final, a “dança pronta”, e não no processo de desenvolvimento, tendem a prejudicar elementos primordiais em seu ensino, da consciência corporal às relações de espaços e integração dos alunos, podendo até mesmo comprometer sua saúde em vários aspectos futuramente. Outro desafio era a compreensão de dança, e os elementos que a compõem, que os participantes tinham. O fato de apresentar outras possibilidades que iam além do conteúdo fornecido pelos meios de comunicação (TVs, redes sociais mais populares e academias locais) fez com que o programa se tornasse um meio acessível e dinâmico para se divertir e ao mesmo tempo aprender. Mostrou-se de grande importância para a valorização da educação através desta área das artes, uma vez que vivemos um processo de falta de legitimidade diante das outras disciplinas. |
Palavras-chave |
Dança, Lazer, Políticas Públicas. |
Forma de apresentação..... |
Painel |