Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9814

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gabrielly Alves Belonato
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Aline de Sousa Brites, Bethânia Geralda Martins, Débora Pereira Martins, Jáder Loures de Brito
Título Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais Campus Ponte Nova: Um Estudo Sobre o Perfil dos Estudantes Ingressantes No Ensino Médio Técnico Integrado
Resumo O presente trabalho integra a primeira etapa de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do PIBIC-Júnior, com o objetivo de avaliar o processo de implementação do Campus Avançado do IFMG no município de Ponte Nova. O foco é o processo seletivo de 2018 para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio, com a análise das relações candidato x vaga, nota de corte e o número de candidatos nas respectivas reservas de vagas, para os cursos de Informática e de Administração. Os dados foram disponibilizados pela reitoria do IFMG. A partir da análise, pode-se inferir que o curso técnico em administração apresentou quase dez concorrentes para as 40 vagas ofertadas, totalizando 399 candidatos, em oposição aos 206 candidatos às 35 vagas ao curso técnico em informática (5,8 por vaga). Além da diferença em relação ao número de concorrentes, têm-se também uma disparidade nas notas de corte, sendo que o primeiro apresentou uma nota mais elevada (37 pontos) que o segundo (34 pontos). No curso de administração não houve candidatos para a reserva de vagas correspondente a L9 (candidatos com deficiência que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas) e no curso de informática não houve candidatos para preencher a vaga de L10 (candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas). Em ambos os cursos não houve candidatos para preencher as vagas correspondentes a L13 (candidatos com deficiência que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas); e L14 (candidatos com deficiência autodeclarados pretos, pardos ou indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente ensino fundamental ou médio, conforme o caso, em escolas públicas). Ademais, cabe notar que tanto no curso de informática quanto no de administração houve um maior número de candidatos para ampla concorrência (AO), tendo como resultado que no primeiro caso (informática) foram 125 candidatos para preencher 17 vagas, levando a relação de 7,4 candidatos x vaga. Em contrapartida, para o curso de administração, foram 230 candidatos para ocupar 20 vagas, resultando na relação de 11,5 candidatos x vaga. Destaca-se que a nota de corte para cotistas e AO foi a mesma, evidenciando-se que os alunos cotistas concorrem em pé de igualdade com os da ampla concorrência no que tange aos conhecimentos cobrados no processo seletivo. Por fim, o IFMG vem se consolidando como uma instituição pautada num formato de ensino médio inovador, atraindo a cada processo seletivo mais jovens da cidade de Ponte Nova e da região.
Palavras-chave Avaliação, Implementação, Perfil dos Estudantes
Forma de apresentação..... Oral
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