Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9812

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mayala Duarte Perígolo
Orientador DANIELA GOMES ROSADO
Outros membros Adalberto Vinícius Fernandes, FLAVIA MARINA DE FREITAS GRUPIONI, Joao Pedro Rayol Marinho, Rafael Domingos Lourenco, Vinicius Antônio Lino Eugênio
Título O aprendizado da natação como lazer no PELU
Resumo O Programa de Esporte e Lazer Universitário, presente na Universidade Federal de Viçosa, busca proporcionar aos seus participantes o aprendizado de diferentes práticas corporais na perspectiva de lazer e se destina aos estudantes da graduação e pós-graduação, assim como servidores/professores da UFV, além de pessoas da comunidade viçosense. O Programa oferece, atualmente, sete modalidades, as quais: natação, dança, vôlei, treinamento funcional, futsal, tênis e peteca. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada durante as aulas de natação do PELU. As intervenções ocorreram no primeiro semestre de 2018, entre abril e junho, contando com seis turmas, para as quais foram chamados vinte alunos em cada, porém, alguns alunos não chegaram a frequentar as aulas. Elas aconteceram de terça-feira a sexta-feira, sendo que os horários eram: na parte da manhã, haviam turmas de 8 às 9 horas e de 9 às 10 horas, podendo ser terça e quinta ou quarta e sexta, e na parte da tarde houveram turmas quarta e sexta, de 15 às 16 horas e de 16 às 17 horas. As intervenções se voltaram para o aprendizado dos quatro nados: Crawl; Costas; Peito; Borboleta, utilizando-se de estratégicas lúdicas como jogos e brincadeiras na piscina. Foi possível perceber, ao longo das aulas: a autossuperação de alunos(as) que, a priori, não se sentiam seguros na água; o desenvolvimento e evolução dos nados de todos os frequentes; e, a formação de vínculos afetivos com ótima interação social e cooperação entre eles. Durante o decorrer do semestre, as mudanças climáticas e a chegada do frio ocasionaram um maior número de faltas dos alunos, devido a piscina se localizar em local aberto e não ser aquecida, sendo que essas faltas foram ainda mais significativas nas turmas da manhã. Conclui-se que ocorreu não só um desenvolvimento do aprendizado da natação, como também uma melhora psicossocial. Porém, a questão climática é um importante determinante para a presença dos alunos, sendo assim, na intenção de minimizar as faltas, é importante que se pensem alternativas que auxiliem nesse sentido, como adequar os horários, por exemplo.
Palavras-chave Natação, Lazer, Políticas Públicas.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.