Resumo |
O Programa de Esporte e Lazer Universitário, presente na Universidade Federal de Viçosa, busca proporcionar aos seus participantes o aprendizado de diferentes práticas corporais na perspectiva de lazer e se destina aos estudantes da graduação e pós-graduação, assim como servidores/professores da UFV, além de pessoas da comunidade viçosense. O Programa oferece, atualmente, sete modalidades, as quais: natação, dança, vôlei, treinamento funcional, futsal, tênis e peteca. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência vivenciada durante as aulas de natação do PELU. As intervenções ocorreram no primeiro semestre de 2018, entre abril e junho, contando com seis turmas, para as quais foram chamados vinte alunos em cada, porém, alguns alunos não chegaram a frequentar as aulas. Elas aconteceram de terça-feira a sexta-feira, sendo que os horários eram: na parte da manhã, haviam turmas de 8 às 9 horas e de 9 às 10 horas, podendo ser terça e quinta ou quarta e sexta, e na parte da tarde houveram turmas quarta e sexta, de 15 às 16 horas e de 16 às 17 horas. As intervenções se voltaram para o aprendizado dos quatro nados: Crawl; Costas; Peito; Borboleta, utilizando-se de estratégicas lúdicas como jogos e brincadeiras na piscina. Foi possível perceber, ao longo das aulas: a autossuperação de alunos(as) que, a priori, não se sentiam seguros na água; o desenvolvimento e evolução dos nados de todos os frequentes; e, a formação de vínculos afetivos com ótima interação social e cooperação entre eles. Durante o decorrer do semestre, as mudanças climáticas e a chegada do frio ocasionaram um maior número de faltas dos alunos, devido a piscina se localizar em local aberto e não ser aquecida, sendo que essas faltas foram ainda mais significativas nas turmas da manhã. Conclui-se que ocorreu não só um desenvolvimento do aprendizado da natação, como também uma melhora psicossocial. Porém, a questão climática é um importante determinante para a presença dos alunos, sendo assim, na intenção de minimizar as faltas, é importante que se pensem alternativas que auxiliem nesse sentido, como adequar os horários, por exemplo. |