Resumo |
Os formadores de professores têm papel fundamental na construção de uma sociedade, haja vista que a formação dos professores é central para o desenvolvimento do sistema educativo (MIZUKAMI, 2005). Embora seja notório o papel dos professores formadores, e como apontado por Barcelos (2006), apesar de os professores formadores serem figuras essenciais no processo de ensinar/aprender, poucas são as pesquisas que tratam sobre suas crenças, tendo a pesquisa com foco nos formadores se iniciado no Brasil apenas a partir dos anos 2000 (HALU, 2014). Apesar de o fator afetivo ainda receber pouca atenção nas pesquisas sobre ensino de línguas (BARCELOS e SILVA, 2015),hoje estamos presenciando a expansão dos trabalhos que relacionam as crenças e as emoções. Entretanto, muitos desses trabalhos ainda têm como foco os alunos das escolas regulares- especialmente as públicas- e professores pré-serviço ou em serviço, mas não os professores formadores (BARCELOS, 2006). Aliar os estudos das crenças com os das emoções é relevante para que tenhamos um panorama mais abrangente, uma vez que as emoções e crenças são inter-relacionadas (ARAGÃO, 2011; BARCELOS e SILVA, 2015). O presente trabalho relata a respeito de um projeto de pesquisa de mestrado em desenvolvimento . O objetivo é investigar as crenças sobre formação de professores de línguas e as emoções de uma professora formadora no curso de Letras/Inglês, bem como identificar as relações entre esses dois constructos. Os objetivos específicos são: a) investigar as crenças e emoções da professora formadora sobre formação de professores de língua inglesa; b) analisar as crenças e emoções dos discentes (professores em formação) sobre a formação deles/as; c) examinar qual é a relação entre as crenças e emoções da professora formadora e dos professores em formação. Esta pesquisa é de cunho qualitativo Para coleta de dados serão utilizados questionários, entrevistas e narrativas visuais. Espera-se que este trabalho possa contribuir para auxiliar tanto os professores formadores quanto os professores em formação sobre como suas crenças e emoções influenciam suas ações. Por meio da conscientização e reflexão, os professores formadores e em formação poderão aperfeiçoar suas práticas e repensar os processos de formação e atuação. |