Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9809

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia/Tecnologia
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Joao Vítor Rodrigues de Vasconcelos
Orientador LEONARDO BONATO FELIX
Título Detecção objetiva de resposta no EEG durante foto-estimulação intermitente: parâmetros ótimos de estimulo
Resumo Eletroencefalograma (EEG) é o nome que se dá aos registros de atividade elétrica coletiva dos neurônios do córtex cerebral. O EEG é largamente utilizado em pesquisa e na prática clínica. Tais praticas são de extrema importância pois com isso podemos detectar disfunções neurocognitivas e até perdas auditivas. O Núcleo Interdisciplinar de Análises de Sinais (NIAS) propõem a construção de um hardware capaz de coletar dados de EEG.
As teorias mais consagradas sobre a geração do EEG dão conta que os potenciais corticais são devidos aos potenciais pós-sinápticos excitatórios e inibitórios das células do córtex. Tais potenciais podem ser obtido através de três formas: com a introdução de eletrodos no interior do tecido cerebral (registro de Profundidade); através do posicionamento dos eletrodos diretamente na superfície exposta do córtex cerebral (Eletrocorticograma - ECOG), ou de maneira não-invasiva, na superfície do couro cabeludo. Este último método é o mais amplamente utilizado por ser não-invasivo e de custo mais baixo que os outros dois.
O EEG é um equipamento que possui um Front-End, dispositivo que capta a diferença de potencial no couro cabeludo, filtra e amplifica essa diferença de potencial, um conversor analógico digital (A/D), responsável por converter o sinal analógico recebido do Front-End para sinal digital e enviar para o microcontrolador, que será uma ponte de protocolos entre o conversor A/D e o computador, usado para analisar os dados coletados.
Este trabalho tem como foco, programar o microcontrolador, PIC32MZ2048EFH144, que está em um hardware da Microchip, denominado PIC32MZ Starter kit. Que usará uma comunicação Serial Peripheral Interface (SPI) e protocolo UDP de comunicação ethernet.
Para a comunicação entre o conversor e o microcontrolador será utilizado o SPI, e entre o microcontrolador e o computador será utilizado o protocolo UDP de comunicação ethernet. O hardware da Microchip disponibiliza duas possibilidades de protocolo de comunicação ethernet, TCP e UDP, a UDP foi escolhida por ser mais rápida.
Palavras-chave EEG, ethernet, microcontrolador
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.