Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9798

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Jáder Loures de Brito
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Aline de Sousa Brites, Bethânia Geralda Martins, Gabrielly Alves Belonato
Título Avaliação da implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no município de Ponte Nova: revisão da literatura
Resumo Considerando a importância dos Institutos como parte de uma política educacional que objetiva potencializar a qualidade da educação, bem como o processo de interiorização de suas unidades e o desafio de buscar as parcerias estratégicas, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a fundamentação teórica desenvolvida no âmbito da pesquisa Avaliação da implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova. A metodologia constituiu na revisão da literatura, pelo levantamento e seleção de artigos referentes aos temas: avaliação de políticas públicas e avaliação de Institutos Federais (IF’s). Entre os autores referências, destacam-se Celina Souza (IESP-UERJ), com o clássico artigo Políticas Públicas: uma revisão da literatura (2006), apresentando conceitos e diferentes modelos de análise de políticas públicas. Já Carlos A. Pimenta Faria (2005) trata da Política de Avaliação de Políticas Públicas, evidenciando o fortalecimento da avaliação numa perspectiva histórica. Como principal aporte teórico-metodológico, será adotada a Abordagem do Ciclo de Políticas, elaborada pelo sociólogo inglês Stephen Ball e por colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994), sendo, no Brasil, Jefferson Mainardes importante interlocutor da teoria. Entendemos a avaliação na função controle, como parte do processo administrativo, alguns autores (DYE, 2008; RUA, 1998; FREY, 2000) referendam tal perspectiva ao afirmar que a avaliação pode ser conduzida aliada a outras fases do ciclo das políticas públicas, a saber: identificação do problema; construção de agenda; formulação e implementação, já que em todas elas há decisões importantes a serem tomadas. No que tange aos IF’s, dentre os resultados das buscas de artigos, há uma escassez de estudos de avaliação, reforçando a importância da pesquisa. Identificamos o estudo de Santos e Santos (2014) sobre a análise do perfil dos estudantes ingressantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio de um IF de São Paulo, contribuindo para avaliar os avanços e as limitações, com compromisso efetivo da democratização de acesso dos jovens a este sistema de ensino. Por fim, acionaremos essas e outras literaturas para analisar os dados a serem coletados com as entrevistas aos atores políticos e os questionários a egressos, que compõem as outras fases da pesquisa.
Palavras-chave Avaliação de política educacional, revisão da literatura, IFMG
Forma de apresentação..... Oral
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