Resumo |
Considerando a importância dos Institutos como parte de uma política educacional que objetiva potencializar a qualidade da educação, bem como o processo de interiorização de suas unidades e o desafio de buscar as parcerias estratégicas, o presente trabalho tem por objetivo apresentar a fundamentação teórica desenvolvida no âmbito da pesquisa Avaliação da implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) no município de Ponte Nova. A metodologia constituiu na revisão da literatura, pelo levantamento e seleção de artigos referentes aos temas: avaliação de políticas públicas e avaliação de Institutos Federais (IF’s). Entre os autores referências, destacam-se Celina Souza (IESP-UERJ), com o clássico artigo Políticas Públicas: uma revisão da literatura (2006), apresentando conceitos e diferentes modelos de análise de políticas públicas. Já Carlos A. Pimenta Faria (2005) trata da Política de Avaliação de Políticas Públicas, evidenciando o fortalecimento da avaliação numa perspectiva histórica. Como principal aporte teórico-metodológico, será adotada a Abordagem do Ciclo de Políticas, elaborada pelo sociólogo inglês Stephen Ball e por colaboradores (BOWE; BALL; GOLD, 1992; BALL, 1994), sendo, no Brasil, Jefferson Mainardes importante interlocutor da teoria. Entendemos a avaliação na função controle, como parte do processo administrativo, alguns autores (DYE, 2008; RUA, 1998; FREY, 2000) referendam tal perspectiva ao afirmar que a avaliação pode ser conduzida aliada a outras fases do ciclo das políticas públicas, a saber: identificação do problema; construção de agenda; formulação e implementação, já que em todas elas há decisões importantes a serem tomadas. No que tange aos IF’s, dentre os resultados das buscas de artigos, há uma escassez de estudos de avaliação, reforçando a importância da pesquisa. Identificamos o estudo de Santos e Santos (2014) sobre a análise do perfil dos estudantes ingressantes em cursos técnicos integrados ao ensino médio de um IF de São Paulo, contribuindo para avaliar os avanços e as limitações, com compromisso efetivo da democratização de acesso dos jovens a este sistema de ensino. Por fim, acionaremos essas e outras literaturas para analisar os dados a serem coletados com as entrevistas aos atores políticos e os questionários a egressos, que compõem as outras fases da pesquisa. |