Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9796

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Matheus Paula Machado Lopes
Orientador FERNANDA KARINA DOS SANTOS
Outros membros Elenice de Sousa Pereira, MARIANA CALABRIA LOPES, Matheus Duarte Regazi, Roberta Barbosa Machado
Título Associação entre atividade física, competência motora e estatuto ponderal: um estudo em escolares de 8 a 9 anos da cidade de Viçosa
Resumo Introdução: O aumento da prevalência de obesidade infantil tem sido apontado como um fator de risco para aumento na incidência de doenças crônicas precoces que podem se estender para a vida adulta, trazendo inúmeras complicações à saúde do indivíduo. A atividade física (AF), por outro lado, tem sido apresentada como um importante fator para minimizar, ou mesmo reverter, o papel deletério do excesso de peso infantil; contudo, a mesma pode ser influenciada pelo nível de competência motora da criança, existindo, portanto, uma relação entre AF, competência motora e excesso de peso, nas crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar a associação entre nível de AF e competência motora com o estatuto ponderal em escolares de 8 a 9 anos. Metodologia: Foram avaliadas 79 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 9 anos, das quais foram obtidas informações demográficas (através de questionário), de variáveis antropométricas e de composição corporal, acerca dos níveis de atividade física (pedômetro e questionário) e da competência motora (real e percebida). Os resultados foram tratados por procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, realizados no programa estatístico SPSS® versão 20, tendo sido utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Em média, uma em cada quatro crianças da amostra estudada (25,3%) é classificada com sobrepeso/obesidade. Em relação à competência motora real, a grande maioria foi categorizada como abaixo da média (89,9%). No que condiz à AF, observou-se uma frequência elevada de crianças que não atingem o número de passos diários recomendados, tanto durante a semana (83,5%) quanto ao final de semana (84,8%). Encontrou-se uma correlação significativa entre a competência motora percebida com o índice de massa corporal (r2= 0,229; p= 0,042) e com a AF durante semana (r2= -0,229; p=0,043). Conclusão: Os resultados indicaram prevalência elevada de excesso de peso, a que se associam baixos níveis de competência motora e de AF, bem como correlação significativa entre a competência motora com excesso de peso e AF, revelando a necessidade de desenvolvimento de programas de intervenção que visem incrementos na competência motora das crianças e, por sua vez, aumento em seus níveis de AF e redução na prevalência de excesso de peso. Daqui que a escola pode desempenhar um papel singular nesta abordagem, promovendo a aquisição de hábitos ativos e saudáveis de seus alunos.
Palavras-chave Crianças, Aptidão Física, Atividade Física.
Forma de apresentação..... Oral
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