Resumo |
Introdução: O aumento da prevalência de obesidade infantil tem sido apontado como um fator de risco para aumento na incidência de doenças crônicas precoces que podem se estender para a vida adulta, trazendo inúmeras complicações à saúde do indivíduo. A atividade física (AF), por outro lado, tem sido apresentada como um importante fator para minimizar, ou mesmo reverter, o papel deletério do excesso de peso infantil; contudo, a mesma pode ser influenciada pelo nível de competência motora da criança, existindo, portanto, uma relação entre AF, competência motora e excesso de peso, nas crianças e adolescentes. Objetivo: Analisar a associação entre nível de AF e competência motora com o estatuto ponderal em escolares de 8 a 9 anos. Metodologia: Foram avaliadas 79 crianças, de ambos os sexos, com idade entre 8 e 9 anos, das quais foram obtidas informações demográficas (através de questionário), de variáveis antropométricas e de composição corporal, acerca dos níveis de atividade física (pedômetro e questionário) e da competência motora (real e percebida). Os resultados foram tratados por procedimentos estatísticos descritivos e inferenciais, realizados no programa estatístico SPSS® versão 20, tendo sido utilizado o teste não paramétrico de Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Em média, uma em cada quatro crianças da amostra estudada (25,3%) é classificada com sobrepeso/obesidade. Em relação à competência motora real, a grande maioria foi categorizada como abaixo da média (89,9%). No que condiz à AF, observou-se uma frequência elevada de crianças que não atingem o número de passos diários recomendados, tanto durante a semana (83,5%) quanto ao final de semana (84,8%). Encontrou-se uma correlação significativa entre a competência motora percebida com o índice de massa corporal (r2= 0,229; p= 0,042) e com a AF durante semana (r2= -0,229; p=0,043). Conclusão: Os resultados indicaram prevalência elevada de excesso de peso, a que se associam baixos níveis de competência motora e de AF, bem como correlação significativa entre a competência motora com excesso de peso e AF, revelando a necessidade de desenvolvimento de programas de intervenção que visem incrementos na competência motora das crianças e, por sua vez, aumento em seus níveis de AF e redução na prevalência de excesso de peso. Daqui que a escola pode desempenhar um papel singular nesta abordagem, promovendo a aquisição de hábitos ativos e saudáveis de seus alunos. |