Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9795

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vanessa Siminéa Pacheco Silva
Orientador GLAUCE DIAS DA COSTA
Outros membros Camila Stefany Carvalho Ribeiro, Lara Camargo de Oliveira, Stephanie Michelin Santana Pereira, Vinícius Parzanini Brilhante de São José
Título Atividades lúdicas e de prevenção das Doenças Infecciosas e Parasitárias desenvolvidas com crianças da APOV – Piolho e Sarna
Resumo As experiências do indivíduo na educação infantil marcam profundamente a sua vida, pois essas são capazes de determinar bases do caráter, do intelecto, do emocional e sociabilização do ser humano. No entanto, sabe-se que escolas, e principalmente meios onde há condições socioeconômicas precárias e aglomerados de pessoas, são ambientes favoráveis para contágios de diversas doenças, entre elas o piolho e escabiose. O presente projeto teve por objetivo realizar atividades de educação em saúde na prevenção do piolho e escabiose (sarna) com as crianças atendidas pela APOV. Trata-se de uma atividade avaliativa da disciplina NUT 359 – Doenças Infecciosas e Parasitárias, realizada na APOV, localizada no bairro de Nova Viçosa, Viçosa-MG. Para tanto foi realizado técnicas de exposição dialogada e atividades lúdicas na abordagem dos conteúdos, valorizando recursos da realidade das crianças. O encontro teve duração de uma hora e participaram 9 crianças com idades de 3 a 4 anos. No primeiro momento foi feito o acolhimento aos alunos, a fim de que eles participassem ativamente das ações que seriam propostas. As atividades relacionadas ao piolho foram iniciadas com uma roda de conversa, falou-se sobre as características do piolho, utilizando-se um piolho feito de pelúcia. Foi abordado com as crianças a forma como o piolho é transmitido, as práticas de prevenção e tratamento utilizando-se adereços de cabelo. Para que as atividades se tornassem mais lúdicas, utilizou-se a cabeça de uma boneca, confeccionada com caixa de papelão e papel crepom, para uma “caça aos piolhos”. O conhecimento prévio das crianças era considerado a todo o tempo de modo que elas construíssem conjuntamente uma aprendizagem significativa. No segundo momento foram desenvolvidas as atividades relacionadas a sarna, assim realizou-se uma roda de conversa sobre a sarna e suas principais formas de contágio. Para tal realizou-se uma contação de história, utilizando um livro, confeccionado com cartolina. Nesse havia a história “Cascão e a sarna”, reforçando de forma lúdica o quão importante são as medidas de higiene para o controle da sarna. As dinâmicas realizadas tiveram bastante aceitação e interação das crianças. Nas rodas de conversas houve muita participação e comentários relacionados aos temas. Durante todos os exercícios as crianças interagiram com as atividades lúdicas. Para a avaliação foram usadas placas com desenhos de carinhas vermelhas e verdes, a fim de que as crianças que gostaram das atividades mostrassem a carinha verde e as que não gostaram mostrassem as carinhas vermelhas. Os resultados sugerem a efetividade das atividades lúdicas na realização de atividades de educação em saúde elaboradas para crianças da educação infantil.
Palavras-chave pré-escolares, piolhos, sarnas
Forma de apresentação..... Painel
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