Resumo |
As experiências do indivíduo na educação infantil marcam profundamente a sua vida, pois essas são capazes de determinar bases do caráter, do intelecto, do emocional e sociabilização do ser humano. No entanto, sabe-se que escolas, e principalmente meios onde há condições socioeconômicas precárias e aglomerados de pessoas, são ambientes favoráveis para contágios de diversas doenças, entre elas o piolho e escabiose. O presente projeto teve por objetivo realizar atividades de educação em saúde na prevenção do piolho e escabiose (sarna) com as crianças atendidas pela APOV. Trata-se de uma atividade avaliativa da disciplina NUT 359 – Doenças Infecciosas e Parasitárias, realizada na APOV, localizada no bairro de Nova Viçosa, Viçosa-MG. Para tanto foi realizado técnicas de exposição dialogada e atividades lúdicas na abordagem dos conteúdos, valorizando recursos da realidade das crianças. O encontro teve duração de uma hora e participaram 9 crianças com idades de 3 a 4 anos. No primeiro momento foi feito o acolhimento aos alunos, a fim de que eles participassem ativamente das ações que seriam propostas. As atividades relacionadas ao piolho foram iniciadas com uma roda de conversa, falou-se sobre as características do piolho, utilizando-se um piolho feito de pelúcia. Foi abordado com as crianças a forma como o piolho é transmitido, as práticas de prevenção e tratamento utilizando-se adereços de cabelo. Para que as atividades se tornassem mais lúdicas, utilizou-se a cabeça de uma boneca, confeccionada com caixa de papelão e papel crepom, para uma “caça aos piolhos”. O conhecimento prévio das crianças era considerado a todo o tempo de modo que elas construíssem conjuntamente uma aprendizagem significativa. No segundo momento foram desenvolvidas as atividades relacionadas a sarna, assim realizou-se uma roda de conversa sobre a sarna e suas principais formas de contágio. Para tal realizou-se uma contação de história, utilizando um livro, confeccionado com cartolina. Nesse havia a história “Cascão e a sarna”, reforçando de forma lúdica o quão importante são as medidas de higiene para o controle da sarna. As dinâmicas realizadas tiveram bastante aceitação e interação das crianças. Nas rodas de conversas houve muita participação e comentários relacionados aos temas. Durante todos os exercícios as crianças interagiram com as atividades lúdicas. Para a avaliação foram usadas placas com desenhos de carinhas vermelhas e verdes, a fim de que as crianças que gostaram das atividades mostrassem a carinha verde e as que não gostaram mostrassem as carinhas vermelhas. Os resultados sugerem a efetividade das atividades lúdicas na realização de atividades de educação em saúde elaboradas para crianças da educação infantil. |