ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova |
Nível |
Ensino médio |
Modalidade |
Pesquisa |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Sociais Aplicadas |
Setor |
Departamento de Administração e Contabilidade |
Bolsa |
PIBIC Ensino Médio |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Aline de Sousa Brites |
Orientador |
Cássia do Carmo Pires Fernandes |
Outros membros |
Bethânia Geralda Martins, Gabrielly Alves Belonato, Jáder Loures de Brito |
Título |
A implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no município de Ponte Nova: análise documental |
Resumo |
Tendo em vista que as implementações de instituições de ensino mudam a realidade do local onde estão inseridas, o presente trabalho integra a primeira etapa de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do PIBIC-Júnior, com o objetivo de avaliar o processo de implementação do Campus Avançado do IFMG no município de Ponte Nova. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa documental para o conhecimento sobre o surgimento da Rede Federal. Os resultados apontam como instrumento direcionador dos objetivos do Ministério da Educação, no segundo governo do Presidente Lula (2007 a 2010) o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), composto por programas e ações focados na melhoria da qualidade do ensino. No conjunto dessas políticas, foram criados, pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF. Esse novo modelo de instituição vincula-se a uma política mais ampla de geração e fortalecimento das condições estruturais para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do país. Além disso, os Institutos Federais podem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, tendo como premissa a formação integral do cidadão trabalhador, articulando, numa proposta inovadora, todos os princípios fundamentais do PDE. Integrando o IFMG, o Campus Avançado Ponte Nova foi oficializado a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Ponte Nova, no dia 21 de janeiro de 2014. Com o objetivo de atender as demandas por formação de pessoal qualificado nas áreas de gestão e tecnologia, a opção estratégica foi pela definição de dois eixos tecnológicos: Gestão e Negócios e Informação e Comunicação. Assim, estão em funcionamento os cursos de Administração e Informática, nas modalidades técnico Subsequente e Integrado ao Ensino Médio. O enfoque em políticas públicas tem se tornando cada vez mais importante no âmbito acadêmico e político, justificando a relevância da pesquisa. Avaliar a implementação colocada em curso desde o ano de 2014, possibilitará a sistematização da trajetória Campus e a compreensão dos primeiros resultados dessa política educacional para a formação discente. |
Palavras-chave |
Implementação do IFMG, avaliação, análise documental |
Forma de apresentação..... |
Oral |