Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9791

ISSN 2237-9045
Instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Administração e Contabilidade
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Aline de Sousa Brites
Orientador Cássia do Carmo Pires Fernandes
Outros membros Bethânia Geralda Martins, Gabrielly Alves Belonato, Jáder Loures de Brito
Título A implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no município de Ponte Nova: análise documental
Resumo Tendo em vista que as implementações de instituições de ensino mudam a realidade do local onde estão inseridas, o presente trabalho integra a primeira etapa de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do PIBIC-Júnior, com o objetivo de avaliar o processo de implementação do Campus Avançado do IFMG no município de Ponte Nova. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa documental para o conhecimento sobre o surgimento da Rede Federal. Os resultados apontam como instrumento direcionador dos objetivos do Ministério da Educação, no segundo governo do Presidente Lula (2007 a 2010) o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), composto por programas e ações focados na melhoria da qualidade do ensino. No conjunto dessas políticas, foram criados, pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF. Esse novo modelo de instituição vincula-se a uma política mais ampla de geração e fortalecimento das condições estruturais para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do país. Além disso, os Institutos Federais podem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, tendo como premissa a formação integral do cidadão trabalhador, articulando, numa proposta inovadora, todos os princípios fundamentais do PDE. Integrando o IFMG, o Campus Avançado Ponte Nova foi oficializado a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Ponte Nova, no dia 21 de janeiro de 2014. Com o objetivo de atender as demandas por formação de pessoal qualificado nas áreas de gestão e tecnologia, a opção estratégica foi pela definição de dois eixos tecnológicos: Gestão e Negócios e Informação e Comunicação. Assim, estão em funcionamento os cursos de Administração e Informática, nas modalidades técnico Subsequente e Integrado ao Ensino Médio. O enfoque em políticas públicas tem se tornando cada vez mais importante no âmbito acadêmico e político, justificando a relevância da pesquisa. Avaliar a implementação colocada em curso desde o ano de 2014, possibilitará a sistematização da trajetória Campus e a compreensão dos primeiros resultados dessa política educacional para a formação discente.
Palavras-chave Implementação do IFMG, avaliação, análise documental
Forma de apresentação..... Oral
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