| ISSN | 2237-9045 |
|---|---|
| Instituição | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Campus Avançado Ponte Nova |
| Nível | Ensino médio |
| Modalidade | Pesquisa |
| Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
| Área temática | Ciências Sociais Aplicadas |
| Setor | Departamento de Administração e Contabilidade |
| Bolsa | PIBIC Ensino Médio |
| Conclusão de bolsa | Não |
| Apoio financeiro | Outros |
| Primeiro autor | Aline de Sousa Brites |
| Orientador | Cássia do Carmo Pires Fernandes |
| Outros membros | Bethânia Geralda Martins, Gabrielly Alves Belonato, Jáder Loures de Brito |
| Título | A implementação do Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais no município de Ponte Nova: análise documental |
| Resumo | Tendo em vista que as implementações de instituições de ensino mudam a realidade do local onde estão inseridas, o presente trabalho integra a primeira etapa de uma pesquisa em desenvolvimento no âmbito do PIBIC-Júnior, com o objetivo de avaliar o processo de implementação do Campus Avançado do IFMG no município de Ponte Nova. A metodologia caracteriza-se pela pesquisa documental para o conhecimento sobre o surgimento da Rede Federal. Os resultados apontam como instrumento direcionador dos objetivos do Ministério da Educação, no segundo governo do Presidente Lula (2007 a 2010) o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), composto por programas e ações focados na melhoria da qualidade do ensino. No conjunto dessas políticas, foram criados, pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IF. Esse novo modelo de instituição vincula-se a uma política mais ampla de geração e fortalecimento das condições estruturais para o desenvolvimento educacional e socioeconômico do país. Além disso, os Institutos Federais podem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, tendo como premissa a formação integral do cidadão trabalhador, articulando, numa proposta inovadora, todos os princípios fundamentais do PDE. Integrando o IFMG, o Campus Avançado Ponte Nova foi oficializado a partir da assinatura de convênio de cooperação técnica com a Prefeitura de Ponte Nova, no dia 21 de janeiro de 2014. Com o objetivo de atender as demandas por formação de pessoal qualificado nas áreas de gestão e tecnologia, a opção estratégica foi pela definição de dois eixos tecnológicos: Gestão e Negócios e Informação e Comunicação. Assim, estão em funcionamento os cursos de Administração e Informática, nas modalidades técnico Subsequente e Integrado ao Ensino Médio. O enfoque em políticas públicas tem se tornando cada vez mais importante no âmbito acadêmico e político, justificando a relevância da pesquisa. Avaliar a implementação colocada em curso desde o ano de 2014, possibilitará a sistematização da trajetória Campus e a compreensão dos primeiros resultados dessa política educacional para a formação discente. |
| Palavras-chave | Implementação do IFMG, avaliação, análise documental |
| Forma de apresentação..... | Oral |