ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Conclusão de bolsa |
Não |
Primeiro autor |
Ana Carolina Nunes Almeida |
Orientador |
FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ |
Outros membros |
Bruna Juvaneri Vieira, Fernando Pacheco Zanelli, Izabela Figueiredo Pires, Maria Teperino Pinho, Poliana Coutinho Moreira, Sarah Semíramis do Amaral Zinato |
Título |
Ensino dos Primeiros Socorros para leigos: a Universidade perto da Comunidade |
Resumo |
Introdução: Os primeiros socorros são técnicas imediatas prestadas a uma vítima que sofreu algum tipo de agravo à saúde, cuja, finalidade é manter os sinais vitais estáveis e garantir a vida, antes que a mesma venha receber um atendimento de um profissional de saúde. Essas técnicas podem ser realizadas por pessoas leigas que tenham conhecimentos e habilidades para agir adequadamente. A capacitação do leigo para atendimento precoce em situações de emergências é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas. Neste sentido, ao promover espaço de aproximação da Universidade com a comunidade para capacitação em primeiros socorros, objetiva-se instrumentalizar o conhecimento sobre a temática. Objetivo: relatar a experiência da participação em um evento realizado pelo projeto “Ciência na Praça” vinculado à Universidade Federal de Viçosa articulado com a comunidade para promover conhecimento científico sobre os primeiros socorros. Metodologia: trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por estudantes do curso de Enfermagem vinculados à projetos de extensão e Ligas acadêmicas que abordam os primeiros socorros. A realização da quarta edição do Ciência na Praça ocorreu em um sábado do mês de junho de 2018 e teve como objetivo promover a disseminação de conhecimento. Foram abordadas as seguintes temáticas: atendimento à parada cardiorrespiratória, engasgo e acidentes com animais peçonhentos. Utilizou-se metodologia teórico-prática e estratégias didáticas como utilização de maquete demonstrando o principal habitat dos animais peçonhentos, manequins para treinamento das manobras de engasgo e de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em animais peçonhentos, abordou-se os principais riscos, a forma correta de agir quando ocorre o acidente e a prevenção de agravos. Em situações de engasgo e asfixia, foi oferecido suporte de conhecimento para identificar cada acontecimento e como agir nas diferentes ocasiões. Ao ensinar RCP, houveram demonstrações e simulações realísticas sobre o manejo correto e como agir na identificação e atendimento da vítima em parada cardiorrespiratória. Resultados: o encontro permitiu aos discentes, trocas de saberes com a comunidade e dessa forma, foram sanadas dúvidas sobre as temáticas apresentadas. Assim, o caráter educativo, cultural e social da extensão universitária foi fortalecido por uma modalidade que possibilita o diálogo do meio acadêmico com a comunidade, gerando novos conhecimentos, através de troca de saberes entre os dois meios. Conclusões: através dessas ações, busca-se levar os conhecimentos construídos na academia em favor da sociedade. A universidade pública tem um compromisso social e busca oferecer à comunidade ações que possam contribuir para o seu conhecimento e desenvolvimento. Ademais, ensinar primeiros socorros para a comunidade pode salvar vidas e evitar sequelas em situações de urgência e emergência. |
Palavras-chave |
enfermagem, educação, primeiros socorros |
Forma de apresentação..... |
Painel |