Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9790

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Carolina Nunes Almeida
Orientador FLAVIA BATISTA BARBOSA DE SA DIAZ
Outros membros Bruna Juvaneri Vieira, Fernando Pacheco Zanelli, Izabela Figueiredo Pires, Maria Teperino Pinho, Poliana Coutinho Moreira, Sarah Semíramis do Amaral Zinato
Título Ensino dos Primeiros Socorros para leigos: a Universidade perto da Comunidade
Resumo Introdução: Os primeiros socorros são técnicas imediatas prestadas a uma vítima que sofreu algum tipo de agravo à saúde, cuja, finalidade é manter os sinais vitais estáveis e garantir a vida, antes que a mesma venha receber um atendimento de um profissional de saúde. Essas técnicas podem ser realizadas por pessoas leigas que tenham conhecimentos e habilidades para agir adequadamente. A capacitação do leigo para atendimento precoce em situações de emergências é fundamental para salvar vidas e prevenir sequelas. Neste sentido, ao promover espaço de aproximação da Universidade com a comunidade para capacitação em primeiros socorros, objetiva-se instrumentalizar o conhecimento sobre a temática. Objetivo: relatar a experiência da participação em um evento realizado pelo projeto “Ciência na Praça” vinculado à Universidade Federal de Viçosa articulado com a comunidade para promover conhecimento científico sobre os primeiros socorros. Metodologia: trata-se de um relato de experiência das atividades realizadas por estudantes do curso de Enfermagem vinculados à projetos de extensão e Ligas acadêmicas que abordam os primeiros socorros. A realização da quarta edição do Ciência na Praça ocorreu em um sábado do mês de junho de 2018 e teve como objetivo promover a disseminação de conhecimento. Foram abordadas as seguintes temáticas: atendimento à parada cardiorrespiratória, engasgo e acidentes com animais peçonhentos. Utilizou-se metodologia teórico-prática e estratégias didáticas como utilização de maquete demonstrando o principal habitat dos animais peçonhentos, manequins para treinamento das manobras de engasgo e de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). Em animais peçonhentos, abordou-se os principais riscos, a forma correta de agir quando ocorre o acidente e a prevenção de agravos. Em situações de engasgo e asfixia, foi oferecido suporte de conhecimento para identificar cada acontecimento e como agir nas diferentes ocasiões. Ao ensinar RCP, houveram demonstrações e simulações realísticas sobre o manejo correto e como agir na identificação e atendimento da vítima em parada cardiorrespiratória. Resultados: o encontro permitiu aos discentes, trocas de saberes com a comunidade e dessa forma, foram sanadas dúvidas sobre as temáticas apresentadas. Assim, o caráter educativo, cultural e social da extensão universitária foi fortalecido por uma modalidade que possibilita o diálogo do meio acadêmico com a comunidade, gerando novos conhecimentos, através de troca de saberes entre os dois meios. Conclusões: através dessas ações, busca-se levar os conhecimentos construídos na academia em favor da sociedade. A universidade pública tem um compromisso social e busca oferecer à comunidade ações que possam contribuir para o seu conhecimento e desenvolvimento. Ademais, ensinar primeiros socorros para a comunidade pode salvar vidas e evitar sequelas em situações de urgência e emergência.
Palavras-chave enfermagem, educação, primeiros socorros
Forma de apresentação..... Painel
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