Resumo |
A necessidade de se discutir Juventude e projeto de vida está associada à discussão dos conceitos que orientaram um trabalho prático de extensão realizado em 2017 com adolescentes e jovens que residem na microrregião de Viçosa e vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A partir da experiência de intervenção nos deparamos com o desafio de pensar novas formas de condução do trabalho, o que demandou o investimento no estudo e na identificação de aportes teóricos e metodologias adequadas para a atuação com a juventude, tomando-se como foco a questão do projeto de vida. O diálogo entre extensão e pesquisa permitiu uma reflexão crítica acerca das possibilidades de construção do projeto de vida existentes na vida do jovem, considerando-se os aspectos sócios históricos e culturais vinculados aos seus contextos de desenvolvimento. Nesse sentido, como parte da pesquisa de PIBIC intitulada “Expectativas quanto ao futuro: uma análise dos desafios enfrentados por adolescentes e jovens da microrregião de Viçosa”, o presente estudo teve por objetivo analisar os conceitos de Juventude e Projeto de Vida. O trabalho foi realizado através de levantamento bibliográfico no banco de dados de periódicos científicos publicados na Plataforma do Scielo, nas áreas de Psicologia, Educação e Sociologia. A pesquisa ainda está em andamento, mas resultados parciais confirmaram a diversidade de realidades vivenciadas pelos jovens no Brasil, motivo pelo qual os autores sugerem ser mais adequado utilizar o conceito de “Juventudes”, pois este permite abarcar as especificidades, demandas e desafios enfrentados pelos jovens na tentativa de alcançar o seu projeto. A literatura analisada sobre o conceito de projeto de vida sugere que não dá para generalizar as demandas dos jovens, cada um, em cada grupo apresenta realidades distintas e almeja algo em seu particular, um projeto de vida próprio. O projeto de vida não é um fenômeno puramente interno, subjetivo, mas é relevante, pois através dele é que o jovem criará seus objetivos e metas; sua formulação acontece em um campo de possibilidades, circunscrito histórica e culturalmente, motivo pelo qual se concluiu que estudos e intervenções com foco na juventude demandam uma ação interdisciplinar. |