Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9777

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Talita Regiane Santos Tolentino
Orientador GUILLERMO VEGA SANABRIA
Outros membros Ana Elídia Mól Mendes
Título O simbolismo dos adornos masculinos na composição do corpo infantil: problemas para uma antropologia da infância
Resumo O presente trabalho tem caráter comparativo e busca prover dados complementares para uma pesquisa prévia, cujo objetivo era analisar a compreensão que um grupo de meninas de quatro a nove anos na cidade de Viçosa – MG tem do uso de roupas, enfeites, acessórios, maquiagens e brinquedos comumente associadas ao universo “feminino”. Nessa pesquisa anterior atentou-se, especialmente, para a maneira como a preferência por certos objetos e atividades se relacionam com a progressiva participação no universo considerado pelas meninas e pelos adultos como sendo “feminino”. A partir dessa pesquisa, o projeto explora os processos de construção do corpo infantil e da identidade, em virtude dos significados e do simbolismo dos ornamentos e outros objetos num grupo de meninos. O objetivo é comparar as distintas percepções e buscar identificar a noção de infância e de pessoa neste contexto. Desse modo, o trabalho analisou o processo de construção da identidade e a produção social do universo tido como “masculino” em um grupo de meninos de quatro a oito anos no município de Viçosa – MG. O trabalho de campo se desenvolveu no período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018. Utilizou-se a abordagem etnográfica, incluindo a análise de imagens e de vídeos caseiros postados em redes sociais pelos responsáveis das crianças. O método etnográfico possibilitou um contato com crianças, pais, mães, professores e pessoas que prestam serviços (p.e. vendedoras de lojas infantis). Além disso, tornou possível uma observação mais dinâmica e participativa com as crianças na escola, em lojas, em brincadeiras e outros locais e situações. A análise de imagens e vídeos foram ferramentas complementares para um entendimento dos gostos infantis, a partir de uma visão mais geral. As brincadeiras e brinquedos também foram analisados tendo em vista que são um meio fundamental de aproximação e contextualização do universo social infantil. A antropologia da Infância vem para quebrar com a ideia de criança como um ser incompleto, incapaz, e passivo no processo de aprendizado. Fazer uma análise comparativa entre meninos e meninas também é de grande importância, por realçar a configuração em que os papéis sociais de homens e mulheres estão postos. Nesses papéis, a noção de gênero, parece um terreno fixado, mas que, ao mesmo tempo, possui seu sentido frequentemente contestado e flutuante.
Palavras-chave Antropologia da criança, construção da pessoa, simbolismo.
Forma de apresentação..... Oral
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