Resumo |
O presente trabalho tem caráter comparativo e busca prover dados complementares para uma pesquisa prévia, cujo objetivo era analisar a compreensão que um grupo de meninas de quatro a nove anos na cidade de Viçosa – MG tem do uso de roupas, enfeites, acessórios, maquiagens e brinquedos comumente associadas ao universo “feminino”. Nessa pesquisa anterior atentou-se, especialmente, para a maneira como a preferência por certos objetos e atividades se relacionam com a progressiva participação no universo considerado pelas meninas e pelos adultos como sendo “feminino”. A partir dessa pesquisa, o projeto explora os processos de construção do corpo infantil e da identidade, em virtude dos significados e do simbolismo dos ornamentos e outros objetos num grupo de meninos. O objetivo é comparar as distintas percepções e buscar identificar a noção de infância e de pessoa neste contexto. Desse modo, o trabalho analisou o processo de construção da identidade e a produção social do universo tido como “masculino” em um grupo de meninos de quatro a oito anos no município de Viçosa – MG. O trabalho de campo se desenvolveu no período de fevereiro de 2017 a janeiro de 2018. Utilizou-se a abordagem etnográfica, incluindo a análise de imagens e de vídeos caseiros postados em redes sociais pelos responsáveis das crianças. O método etnográfico possibilitou um contato com crianças, pais, mães, professores e pessoas que prestam serviços (p.e. vendedoras de lojas infantis). Além disso, tornou possível uma observação mais dinâmica e participativa com as crianças na escola, em lojas, em brincadeiras e outros locais e situações. A análise de imagens e vídeos foram ferramentas complementares para um entendimento dos gostos infantis, a partir de uma visão mais geral. As brincadeiras e brinquedos também foram analisados tendo em vista que são um meio fundamental de aproximação e contextualização do universo social infantil. A antropologia da Infância vem para quebrar com a ideia de criança como um ser incompleto, incapaz, e passivo no processo de aprendizado. Fazer uma análise comparativa entre meninos e meninas também é de grande importância, por realçar a configuração em que os papéis sociais de homens e mulheres estão postos. Nesses papéis, a noção de gênero, parece um terreno fixado, mas que, ao mesmo tempo, possui seu sentido frequentemente contestado e flutuante. |