Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9774

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Andreza de Oliveira Teixeira
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Amanda Martins Lopes
Título Avaliação da influência de duas diferentes metodologias de ensino no conhecimento teórico de estudantes de enfermagem sobre o cateterismo vesical de demora
Resumo INTRODUÇÃO: O cateterismo urinário é um procedimento comumente realizado em indivíduos acometidos por distúrbios urológicos ou com função renal marginal para permitir a drenagem artificial da urina por meio de cateteres inseridos diretamente na bexiga, no ureter ou na pelve renal. A técnica de drenagem urinária pode ser realizada por meio de sistema aberto (intermitente ou alívio) ou fechado (demora) e por via suprapúbica. OBJETIVO: Avaliar se há diferença no conhecimento teórico de alunos de Enfermagem acerca do cateterismo vesical de demora entre alunos que aprenderam o procedimento pelo método tradicional de ensino, e pelo método da simulação realística. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de coorte retrospectivo, cuja amostra foi de 58 alunos de Enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2016, utilizando questionário validado auto aplicado, e analisados utilizando estatística descritiva e inferencial. O fator de exposição estudado foi o uso da simulação realística como método para o ensino do cateterismo vesical de demora. O desfecho mensurado foi o conhecimento teórico acerca do procedimento no momento da coleta dos dados. Foi considerado como conhecimento satisfatório aqueles alunos que apresentaram média de acertos maior ou igual a 6.60, corresponde a acerto de no mínimo 60% do questionário aplicado. RESULTADOS: No geral, o conhecimento teórico dos alunos sobre cateterismo vesical de demora foi satisfatório (Média de acertos = 6,74). Não houve diferença no conhecimento teórico entre os alunos que aprenderam o procedimento utilizando a metodologia tradicional de ensino, e os que aprenderam utilizando a simulação realística (p= 0,911). A questão 11 foi a que obteve maior índice de acertos (57 - 98,30%). Esta pergunta referia-se às atividades que não fazem parte dos cuidados finais após cateterismo vesical de demora. Do contrário, a questão 06 foi a que obteve maior índice de erros (57 - 98,30%) e referia- se aos cuidados de Enfermagem que devem ser realizados durante e após a inserção do cateter. CONCLUSÃO: O conhecimento sobre cateterismo vesical de demora na amostra estudada foi satisfatório, e não foi influenciado pelo método de ensino utilizado. Ressalta-se que a simulação favorece mais a aquisição de habilidades práticas dos aprendizes, envolvendo esferas ligadas a atitudes, comportamentos e habilidades técnicas que extrapolam o saber-saber, foco deste estudo. Assim sugere-se novos estudos que comparem o nível de conhecimento prático de estudantes que aprenderam esta habilidade com a metodologia tradicional, e com a simulação realística.
Palavras-chave Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Treinamento por Simulação
Forma de apresentação..... Painel
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