Resumo |
INTRODUÇÃO: O cateterismo urinário é um procedimento comumente realizado em indivíduos acometidos por distúrbios urológicos ou com função renal marginal para permitir a drenagem artificial da urina por meio de cateteres inseridos diretamente na bexiga, no ureter ou na pelve renal. A técnica de drenagem urinária pode ser realizada por meio de sistema aberto (intermitente ou alívio) ou fechado (demora) e por via suprapúbica. OBJETIVO: Avaliar se há diferença no conhecimento teórico de alunos de Enfermagem acerca do cateterismo vesical de demora entre alunos que aprenderam o procedimento pelo método tradicional de ensino, e pelo método da simulação realística. METODOLOGIA: Trata-se de estudo de coorte retrospectivo, cuja amostra foi de 58 alunos de Enfermagem de uma universidade pública do interior de Minas Gerais. Os dados foram coletados entre setembro e outubro de 2016, utilizando questionário validado auto aplicado, e analisados utilizando estatística descritiva e inferencial. O fator de exposição estudado foi o uso da simulação realística como método para o ensino do cateterismo vesical de demora. O desfecho mensurado foi o conhecimento teórico acerca do procedimento no momento da coleta dos dados. Foi considerado como conhecimento satisfatório aqueles alunos que apresentaram média de acertos maior ou igual a 6.60, corresponde a acerto de no mínimo 60% do questionário aplicado. RESULTADOS: No geral, o conhecimento teórico dos alunos sobre cateterismo vesical de demora foi satisfatório (Média de acertos = 6,74). Não houve diferença no conhecimento teórico entre os alunos que aprenderam o procedimento utilizando a metodologia tradicional de ensino, e os que aprenderam utilizando a simulação realística (p= 0,911). A questão 11 foi a que obteve maior índice de acertos (57 - 98,30%). Esta pergunta referia-se às atividades que não fazem parte dos cuidados finais após cateterismo vesical de demora. Do contrário, a questão 06 foi a que obteve maior índice de erros (57 - 98,30%) e referia- se aos cuidados de Enfermagem que devem ser realizados durante e após a inserção do cateter. CONCLUSÃO: O conhecimento sobre cateterismo vesical de demora na amostra estudada foi satisfatório, e não foi influenciado pelo método de ensino utilizado. Ressalta-se que a simulação favorece mais a aquisição de habilidades práticas dos aprendizes, envolvendo esferas ligadas a atitudes, comportamentos e habilidades técnicas que extrapolam o saber-saber, foco deste estudo. Assim sugere-se novos estudos que comparem o nível de conhecimento prático de estudantes que aprenderam esta habilidade com a metodologia tradicional, e com a simulação realística. |