Resumo |
Introdução: Com o surgimento de novos cursos de graduação em enfermagem houve a necessidade em ampliar e utilizar metodologias ativas de ensino, com destaque para a simulação. Esta é uma das mais diversas formas educacionais que replica cenários que expressam experiências simuladas que reproduzem e/ou imitam a realidade na educação, cujas práticas são executadas em manequins simuladores ou em pacientes padronizados, dinamizando o processo de ensino e aprendizagem. O debriefing é considerado uma etapa fundamental da simulação, e consiste em um processo de análise, que permite a reflexão do discente após a experiência clínica simulada, e a consolidação dos conhecimentos adquiridos, bem como a expressão dos sentimentos experimentados com a atividade simulada. Objetivo: Avaliar os sentimentos experenciados por graduandos de enfermagem com a atividade simulada no ensino clínico de habilidades. Metodologia: Trata-se de estudo descritivo realizado em uma universidade pública federal do interior de Minas Gerais. A amostra foi de 45 estudantes do terceiro período do curso de Enfermagem que estavam cursando a disciplina de Semiologia. Os dados foram coletados entre março e junho de 2017. A simulação foi adotada como metodologia de ensino em todos os conteúdos ministrados, e cada aluno foi submetido a no mínimo 3 oficinas simuladas. O Debriefing foi desenvolvido seguindo os estágios emocional, descritivo, avaliativo, analítico e conclusivo. A identificação dos sentimentos vivenciados com a atividade simulada se deu pela análise das falas dos alunos durante os estágios emocional e conclusivo. Os dados foram analisados no programa SPSS versão 21.0 utilizando estatística descritiva. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade competente. Resultados: Foram identificados 21 diferentes sentimentos durante a análise da fala dos alunos no estágio emocional do debriefing, sendo os mais frequentes nervosismo (19 - 27,1%), sentir-se bem (10 - 14,3%), insegurança (7 – 10,0%), segurança (7 – 10,0%) e tranquilidade (4 - 5,7%). No estágio conclusivo, houveram 7 diferentes sentimentos quanto ao aprendizado para a prática clínica futura propiciado pela atividade simulada, sendo os mais frequentes preparo para o exame clínico (16 - 33,3%), autoconfiança (8 - 16,7%) e controle do nervosismo (7 – 10,0%). Conclusão: O nervosismo foi o principal sentimento relatado pelos alunos ao atender o paciente na atividade simulada. Contudo, os sentimentos dos graduandos observados no estágio conclusivo permitem afirmar que a simulação foi efetiva para desenvolver no aluno competências técnicas e emocionais essenciais à prática clínica do enfermeiro. |