Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9772

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luana Silva Lopes
Orientador Isac da Silva Haber
Título Metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola especial particular filantrópica de Ubá
Resumo A presente pesquisa teve como tema: “Metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola particular filantrópica de Ubá”. Buscou-se entender sobre os métodos de ensino utilizados com esses alunos. E compreender quais as metodologias usadas com alunos com Síndrome de Down em uma escola especial. Acredita-se que há pouca exploração das capacidades e habilidades que um aluno com Síndrome de Down possa desenvolver e ainda questiona-se o fato de os professores que trabalham com esses alunos não possuírem formação continuada para a melhoria do trabalho. Destaca-se que a aprendizagem do aluno depende não só das dificuldades devido a sua deficiência, mas também do contexto social em que está inserido. No entanto, o objetivo geral desta pesquisa é analisar as metodologias de ensino usadas em uma escola especial com alunos com Síndrome de Down. Possuindo os objetivos específicos: verificar o processo de ensino aprendizagem; verificar os meios de avaliação; citar as metodologias aplicadas no processo de aprendizagem. A população dessa pesquisa foi observada em uma escola especial particular filantrópica de Ubá-MG, que possui 34 funcionários. A amostra é composta de quatorze professoras que atuam diretamente com crianças com Síndrome de Down. A pesquisa encaixa-se ao método qualitativo sendo o tipo de instrumento utilizado para a coleta de dados o questionário aplicado a quatorze professoras que trabalham com alunos com Síndrome de Down em uma escola especial particular filantrópica de Ubá, MG. Os resultados encontrados indicam que as metodologias utilizadas com alunos que possuem Síndrome de Down, de acordo com essas professoras, não se diferenciam das utilizadas com alunos que não possuem, porém, deve-se compreender quais são os melhores métodos levando em consideração as capacidades e dificuldades de seus alunos. Considera-se que essas professoras utilizam de metodologias adequadas com seus alunos com Síndrome de Down, levando em conta o conhecimento que possuem sobre dificuldades e competências desses alunos.
Palavras-chave Síndrome de Down, metodologias, aprendizagem.
Forma de apresentação..... Painel
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