Resumo |
A evasão universitária é uma problemática que afeta várias universidades brasileiras, destacando- se que o psicológico pode ser um dos vários motivos que levam o aluno a abandonar o meio acadêmico. Atrelado a isso a desilusão, saudade da família, falta de estrutura da universidade, a má socialização no meio acadêmico, acabam ajudando para que se reforce o conflito psicológico na cabeça do universitário. Partindo dessa discussão inicial destaca-se como ponto central os temas do sofrimento e adoecimento psíquico, tem-se como objetivo demonstrar a diferença entre estes conceitos e a importância do apoio institucional e familiar na vida do discente como redes de apoio para a resolução dos conflitos psicológicos. Para a construção do embasamento teórico foram feitas buscas bibliográficas no banco de dados da Scielo, no qual foram priorizados autores que discutissem o assunto abordado no âmbito acadêmico, doméstico e social. Como critério de seleção analisou-se a contribuição de autores das áreas de psicologia, serviço social e educação. A pesquisa empírica foi realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) com alunos que abandonaram a instituição entre os anos de 2015 e 2016 tendo a idade entre 18 e 29 anos. Para a organização e interpretação dos dados foi utilizado o método intitulado como analise de conteúdo, através do qual foram identificadas as seguintes categorias: sofrimento psíquico, adoecimento psíquico, rede de apoio. Os resultados encontrados sugerem que o processo de sofrimento e adoecimento psíquico está atrelado a questões internas da vida acadêmica, mas também aos problemas externos que interferem na vida do estudante. Evidenciou-se que a rede apoio principal é a família, seguida do apoio de amigos e de serviços da instituição. Considera-se de suma importância a apresentação de trabalhos como este em eventos que são de grande visualização no meio acadêmico, pois os estudos realizados apontam que a discussão sobre estes temas pode ser relevante para colaborar na construção do enfrentamento não só para o aluno, mas também para o âmbito institucional, no qual pode gerar caminhos para a intervenção quanto aos fatores relacionados à vida acadêmica. |