Resumo |
INTRODUÇÃO: A inserção do estudante na universidade é permeada por conflitos, dúvidas e incertezas. São muitas as inquietações sobre a profissão que escolheu. A atual diretriz curricular do ensino de enfermagem tem uma proposta humanística que visa um olhar holístico ao indivíduo e a sociedade com propostas pedagógicas que levam o aluno do primeiro período de enfermagem a ter contato com o ambiente de profissão desde o começo do curso. Com o objetivo de amenizar as dúvidas e anseios dos estudantes de enfermagem em relação à profissão, foi criada a disciplina Enfermagem, Saúde e Sociedade I que proporciona ao calouro conhecer o sistema de saúde e a prática do enfermeiro. OBJETIVO: Relatar a experiência ao ter contato com a profissão de enfermagem desde o primeiro período do curso através da disciplina EFG120 – Enfermagem, saúde e sociedade. MÉTODOS: Trata-se de um relato de experiência acerca da vivência de estudantes do primeiro período de enfermagem que tiveram a oportunidade de conhecer os cenários de prática do enfermeiro bem como conhecer o trabalho do enfermeiro. A experiência aconteceu no contexto da disciplina EFG 120- Enfermagem Saúde e Sociedade. Foram realizadas aulas práticas no campo das unidades de atenção à saúde básicas, segundarias e terciarias do SUS - Sistema Único de Saúde, mostra de vivencias, roda de conversa com os egressos do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa e aulas teóricas. RESULTADOS: Nas aulas de campo aprendi como o território é fator crucial para compreender a vivencia dos indivíduos e perceber como está diretamente ligado ao processo de saúde e doença da população. Além de conhecer o sistema e a organização do SUS nas aulas teórica, tive contato com a realidade nas unidades de saúde. A descentralização que é uma das diretrizes do SUS e fica evidente quando é visto na pratica, pois, cada região tem suas necessidades e deve ser equânime o tratamento oferecido por ele. Na roda de conversa com os egressos do curso de enfermagem da UFV foi fundamental para conseguir extrair a essência do cuidado, a singularidade como cada um falava sobre sua experiência cotidiana me fez desejar ainda mais a seguir esse caminho. CONCLUSÃO: Mediante a experiência, acredita-se ser fundamental oportunizar aos alunos do primeiro período de enfermagem o contato com o ambiente profissional, seus desafios e as conquistas e a fim de romper com os paradigmas da profissão e proporciona uma visão melhor sobre o futuro profissional. Além contribuir com a escolha de continuar no curso ou não, é importante também conhecer o SUS não só em sua essência, mas também, na prática a fim de instigar desde já a importância de lutar a favor dele. Possibilitar ao calouro de enfermagem conhecer o contexto das práticas e também os profissionais permitiu romper com os paradigmas sobre a teoria e pratica, as conquistas e os desafios e principalmente a consolidar o desejo de permanência e pertencimento na enfermagem. |