Outros membros |
Andreza Monteiro da Silva, Daniel de Oliveira Teodoro, Daniele Pereira da Silva Araujo, Jean Carlos Vieira, Jullis Almeida Cheib, Matheus Jannotti D'Assis Fontes, Pablo Augusto Garcia Agostinho, Talles Gama Barbosa Almada |
Resumo |
Introdução: O envelhecimento é um processo gradual e contínuo que acarreta uma série de modificações na vida do indivíduo, em especial no que tange à saúde física e mental, gerando queda significativa da atividade funcional e por consequência redução na capacidade de realizar atividades diárias simples de pessoas com idades mais avançadas. Sabe-se que a prática de atividade física pode atenuar essas alterações. O projeto de extensão “Saúde e Vida – Ginástica para Meia e Terceira Idade” ocorre no Departamento de Educação Física (DES) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), com o intuito de ofertar atividade física sistematizada e orientada para a população de Viçosa. Logo, o projeto pretende fornecer subsídios para manutenção e/ou melhora das capacidades físicas-funcionais como força, flexibilidade, resistência cardiorrespiratória e equilíbrio, além de propiciar aos estudantes de Educação Física vivências práticas e teóricas que ajudarão na sua formação pessoal e profissional. Objetivo: Promover a qualidade de vida através de práticas físicas previamente selecionadas e adequadas que forneçam suporte para realização de atividades diárias simples, buscando proporcionar maior autonomia e independência do público alvo de Meia Idade (acima de 40 anos) e Terceira Idade (acima de 60 anos). Descrição das principais atividades: O projeto é realizado segunda, quarta e sexta, no qual a Terceira Idade exerce as práticas físicas de 07:00 às 07:50h e a Meia Idade de 18:00 às 18:50h no Pavilhão de Ginástica da UFV. A aula se inicia com um aquecimento de 5 minutos com todos os alunos e depois para um melhor controle das atividades, eles são divididos em quatro estações para o desenvolvimento das capacidades físicas, sendo elas: flexibilidade, força, agilidade/equilíbrio e resistência aeróbia. Em forma de circuito, cada estação dura 10 minutos, com 5 minutos de relaxamento ao final. Há uma periodização trimestral do treinamento, onde os exercícios são planejados e organizados pelos monitores de acordo com as capacidades e limitações individuais dos alunos. Toda a organização é discutida no Grupo de Estudo e Pesquisa em Atividade Física e Envelhecimento (GEPAFE), além de assuntos de caráter científico relacionados ao treinamento físico, fisiologia do exercício, técnicas de mensuração/avaliação e métodos de treinamento, afim de ampliar os conhecimentos dos estudantes/monitores para melhor oferta do trabalho. Resultados: É possível observar através de testes periódicos realizados 3 vezes ao ano, que os exercícios realizados no projeto Saúde e Vida promovem manutenção e melhoria das capacidades físicas e cognitivas dos alunos, visto não só pelos resultados quantitativos obtidos, mas também pela percepção subjetiva dos alunos. O projeto se configura como um meio importante de interação social entre os participantes, não só pela prática de atividades físicas em conjunto, mas também pelas confraternizações periódicas que acontecem em datas comemorativas. |