ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Humanas e Sociais |
Área temática |
Ciências Humanas |
Setor |
Departamento de Economia Doméstica |
Bolsa |
PET |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Anny Karolyne Basilio Expedito |
Orientador |
SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA |
Outros membros |
Brise Aguiar Rocha de Jesus, Cássia Aparecida da Silva, Eliane de Fátima Dutra, Jessilene de Freitas Lopes, Leila Aparecida Costa Pacheco, Letícia Aparecida de Sousa, Michaele Alexandra de Souza |
Título |
Projeto PET Escolas: Os novos arranjos familiares |
Resumo |
O aumento da expectativa de vida ampliou a população idosa no país e com isso a perspectiva de se vivenciar as trocas intergeracionais, que se define como sendo a relação estabelecida entre os membros de um grupo, seja ele familiar ou não, com idades distintas. Essa convivência mais próxima entre as diferentes gerações, denominada intergeracionalidade, poderá proporcionar atitudes diferenciadas entre indivíduos, e essas atitudes diferenciadas, poderão favorecer uma melhor compreensão social sobre a velhice, e uma melhor qualidade de vida por consequência. Para que haja uma convivência mais próxima entre as diferentes gerações, deve-se proporcionar aos diferentes sujeitos sociais (crianças, adolescentes, jovens e adultos) acesso e uso do conhecimento sobre o processo de envelhecimento e velhice, para que as trocas intergeracionais ocorram de forma mais efetiva entre os sujeitos mencionados anteriormente e a pessoa idosa. Esse estudo buscará compreender o envelhecimento populacional e a intergeracionalidade para, apartir deste, conhecer também a dinâmica da melhor convivência entre as gerações, considerando adolescentes de uma escola pública de Viçosa, MG. Serão desenvolvidas atividades com alunos do ensino fundamental da Escola Edmundo Lins. As atividades previstas serão: rodas de conversas com os participantes para a troca de conhecimentos e reflexões sobre os temas envelhecimento e pessoa idosa; envelhecimento e intergeracionalidade; e a influência dos novos arranjos familiares na vivência da velhice. Será proposto a realização de um texto dissertativo argumentativo, com a finalidade de conhecer a percepção dos participantes sobre os assuntos abordados nas rodas de conversa; e como as características familiares dos envolvidos contribuem ou não para as trocas intergeracionais. Ao final da execução do projeto, quando se saberá quais foram os melhores textos produzidos, esses serão premiados em evento a ser organizado pelo PET Economia Doméstica. Espera-se que os alunos, ao final do projeto, tenham desenvolvido habilidades que facilitarão a intergeracionalidade nos diferentes arranjos familiares vivenciados pelos participantes. |
Palavras-chave |
População idosa, Intergeracionalidade, Qualidade de vida |
Forma de apresentação..... |
Painel |