Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9749

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Clarice dos Santos
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Outros membros VANILDA DE PAIVA BASTOS
Título A música e os instrumentos musicais na educação infantil: violão, flauta e tambor
Resumo O projeto "A música e os instrumentos musicais na educação infantil: violão, flauta e tambor", foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil - LDI, na sala 2 turno da tarde, como exigência da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil II - EIN 497. A sala 2 possui 14 crianças na faixa etária entre 1,6 meses a 2,9 meses aproximadamente. A temática música e instrumentos musicais surgiu através das observações feitas no dia a dia da instituição, dentro da sala de aula. O projeto foi executado no primeiro semestre de 2018 com o objetivo geral de proporcionar às crianças da sala o contato e o conhecimento de assuntos que envolviam a música e os instrumentos musicais: violão, flauta e tambor, através de atividades lúdicas, contemplando as múltiplas linguagens. Objetivamos ainda ampliar o conhecimento das crianças a partir das novas experiências e questionamentos levantados por elas durante a realização das atividades. Além disso, especificamente buscamos: proporcionar às crianças a compreensão da importância da música como parte do aprendizado; propiciar que as crianças conheçam as características dos instrumentos musicais como: violão, flauta e tambor; despertar nas famílias o interesse sobre o assunto; proporcionar às crianças os aspectos históricos sobre os instrumentos musicais; estimular a percepção, os sentidos, a curiosidade e o raciocínio das crianças; possibilitar às crianças a construção do conhecimento acerca do tema através de atividades lúdicas; permitir que as crianças se expressem, deem opiniões e reflitam sobre o tema. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas em materiais como artigos, livros e periódicos, além da observação em sala para acompanhamento do desenvolvimento das crianças, e da participação ativa em sala de aula desenvolvendo atividades lúdicas relacionadas à temática do projeto. Como resultado, percebeu-se que as crianças participantes do projeto ampliaram o conhecimento relacionado à linguagem musical e mais especificamente relacionado aos instrumentos musicais: violão, flauta e tambor. Percebeu-se também a oportunidade de construção do conhecimento dessas crianças em relação às múltiplas linguagens: linguagem oral, linguagem escrita, linguagem plástica, musical e dramática e as ciências sociais e naturais. Essa experiência contribuiu de forma significativa para minha formação enquanto docente, possibilitando-me perceber o quanto o professor tem um papel de extrema importância na construção do conhecimento das crianças, além da importância das atividades lúdicas e do brincar e a participação da família no processo de ensino e aprendizagem das mesmas. Além disso, pude identificar algumas competências fundamentais ao professor de educação infantil para que a sua prática seja bem-sucedida, pois é importante que as crianças tenham oportunidade de expressar seus conhecimentos e vontades.
Palavras-chave Educação infantil, música, múltiplas linguagens.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,68 segundos.