Resumo |
O projeto "A música e os instrumentos musicais na educação infantil: violão, flauta e tambor", foi desenvolvido no Laboratório de Desenvolvimento Infantil - LDI, na sala 2 turno da tarde, como exigência da disciplina Estágio Supervisionado em Educação Infantil II - EIN 497. A sala 2 possui 14 crianças na faixa etária entre 1,6 meses a 2,9 meses aproximadamente. A temática música e instrumentos musicais surgiu através das observações feitas no dia a dia da instituição, dentro da sala de aula. O projeto foi executado no primeiro semestre de 2018 com o objetivo geral de proporcionar às crianças da sala o contato e o conhecimento de assuntos que envolviam a música e os instrumentos musicais: violão, flauta e tambor, através de atividades lúdicas, contemplando as múltiplas linguagens. Objetivamos ainda ampliar o conhecimento das crianças a partir das novas experiências e questionamentos levantados por elas durante a realização das atividades. Além disso, especificamente buscamos: proporcionar às crianças a compreensão da importância da música como parte do aprendizado; propiciar que as crianças conheçam as características dos instrumentos musicais como: violão, flauta e tambor; despertar nas famílias o interesse sobre o assunto; proporcionar às crianças os aspectos históricos sobre os instrumentos musicais; estimular a percepção, os sentidos, a curiosidade e o raciocínio das crianças; possibilitar às crianças a construção do conhecimento acerca do tema através de atividades lúdicas; permitir que as crianças se expressem, deem opiniões e reflitam sobre o tema. A metodologia utilizada foram pesquisas bibliográficas em materiais como artigos, livros e periódicos, além da observação em sala para acompanhamento do desenvolvimento das crianças, e da participação ativa em sala de aula desenvolvendo atividades lúdicas relacionadas à temática do projeto. Como resultado, percebeu-se que as crianças participantes do projeto ampliaram o conhecimento relacionado à linguagem musical e mais especificamente relacionado aos instrumentos musicais: violão, flauta e tambor. Percebeu-se também a oportunidade de construção do conhecimento dessas crianças em relação às múltiplas linguagens: linguagem oral, linguagem escrita, linguagem plástica, musical e dramática e as ciências sociais e naturais. Essa experiência contribuiu de forma significativa para minha formação enquanto docente, possibilitando-me perceber o quanto o professor tem um papel de extrema importância na construção do conhecimento das crianças, além da importância das atividades lúdicas e do brincar e a participação da família no processo de ensino e aprendizagem das mesmas. Além disso, pude identificar algumas competências fundamentais ao professor de educação infantil para que a sua prática seja bem-sucedida, pois é importante que as crianças tenham oportunidade de expressar seus conhecimentos e vontades. |