Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9735

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Artes e Humanidades
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Gabrielly da Costa Nascimento
Orientador BIANCA CHRISTIAN MEDEIROS SALES
Outros membros EVANIZE KELLI SIVIERO ROMARCO, Tatiane Santos Pinto
Título Jogo em cena: brincadeiras populares como estratégia metodológica para trabalhar a dança com crianças
Resumo As brincadeiras populares estimulam o aprendizado motor, cognitivo, cultural e político por meio da ludicidade, da socialização, da imaginação e da criatividade. A prática dos jogos tradicionais revela às crianças um saber popular, transmissor de cultura, que lhes possibilita descobrir os códigos básicos da sociedade em que vivem, apresentando um enorme potencial educativo. Quando esse conhecimento é relacionado a Dança, observa-se um meio de potencializar tais habilidades, já que é por meio do/no corpo que as ações, relações, aprendizados e desenvolvimentos se concretizam. Neste trabalho, optou-se por utilizar da proposta de Dança desenvolvida por Laban, principalmente ao que de refere ao fator ESPAÇO. O autor pontua que a dança no espaço educacional deve ser aplicada de forma que explore as potencialidade de cada indivíduo, o movimento autêntico e a expressividade do sujeito. Dessa maneira, o projeto Jogo em Cena tem como objetivo o uso das brincadeiras tradicionais como estratégia para a vivência, a criação e o estudo da cena em Dança com crianças das escolas públicas da cidade de Viçosa-MG. Estima-se que por meio da matriz dos jogos tradicionais, pode-se desenvolver um trabalho educativo de dança para crianças de maneira lúdica. As principais ações realizadas por esta proposta foram: a) 36 oficinas de Dança efetivadas na Escola Estadual Madre Santa Face (EEMSF); b) 2 oficinas de arte-educação e 1 apresentações da performance Pular e Clicar em escolas públicas; c) Construção de um vídeo de divulgação do projeto com parceria do Projeto REC; d) Elaboração de um caderno de campo pela bolsista para reflexão das intervenções e para uso metodológico de trabalhos científicos; e) Submissão de um relato de experiência para a revista Raízes e Rumos; f) Aprovação de um resumo para o IX Congresso de Educação Artística-Portugal; g) Criação de um blog e de um perfil no Instagram do projeto para divulgação das ações realizadas. Com a efetivação de todas as atividades descritas percebe-se que os principais resultados alcançados são: Promoção do desenvolvimento social através do convívio entre realidades diversas e concretas (discentes, docentes e comunidade); Inserção da Dança enquanto Arte na Escola, proporcionando o conhecimento e entendimento de seus conteúdos; Difusão do conhecimento do campo da Arte Educação no ensino fundamental a níveis nacionais e internacionais e trocas de conhecimentos e saberes entre cidade-universidade, docente-discente, teoria-prática. A partir do disposto conclui-se que o projeto têm tido êxito na realização de suas propostas, mesmo enfrentando durante seu desenvolvimento a greve das escolas públicas que dificultou suas atividades, sua atuação foi um instrumento de transformação, educação e reflexão dentro do ambiente educacional.
Palavras-chave Dança, Jogos, Arte Educação
Forma de apresentação..... Oral
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