ISSN | 2237-9045 |
---|---|
Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Ensino médio |
Modalidade | Pesquisa |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Linguística, Letras e Artes |
Setor | Colégio de Aplicação - Coluni |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | Outros |
Primeiro autor | NATAN RODRIGUES DE OLIVEIRA |
Orientador | VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA |
Título | O Uso da Música como Ferramenta de Aprendizagem da Língua Inglesa |
Resumo | A área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras conta, nos dias de hoje, com uma diversidade de recursos e materiais para serem utilizados por aprendizes e professores, mas ainda assim sofre com o preconceito dos alunos, sendo tratada, muitas vezes, como uma disciplina inútil, o que se deve, geralmente, à falta de interesse dos alunos pela mesma. A internet é uma das grandes fontes desses recursos, trazendo materiais de consulta, atividades e cursos on-line, YouTube, dentre outros. Mas apesar de tantos recursos disponíveis a apenas um click do mouse, a música, utilizada como recurso didático, ainda é um dos materiais que mais desperta a motivação e o interesse de alunos de todas as idades, além de considerar a visão de que a música seria vantajosa justamente pela sua capacidade de estimular socialização, raciocínio e outras virtudes. Assim, este trabalho buscou, por meio da leitura dos estudos de diversos profissionais na área e por meio da aplicação de atividades envolvendo música, provar a eficiência da mesma como recurso para o ensino e aprendizagem de inglês. Entretanto, não bastaria apenas acrescentar uma música qualquer no ambiente escolar, por isso, as músicas escolhidas foram previamente selecionadas pelos alunos, através de um formulário, com o intuito de alcançar com excelência o publico alvo, uma vez que o mesmo pôde escolher a música a ser estudada. A pesquisa foi fundada com base na bibliografia fornecida pela orientadora, artigos bem completos que possibilitaram o estudo aprofundado, para depois serem feitas as análises práticas no colégio. Considerando esta visão, a música seria vantajosa justamente pela sua capacidade de estimular socialização, raciocínio e outras virtudes. Visando como objetivo do projeto, pesquisar e criar diferentes tipos de atividades com letras de música na língua inglesa. Consta neste texto todos os passos utilizados para a elaboração das atividades, assim como o resultado de sua aplicação para alunos do 2º ano do Ensino Médio do CAp – Coluni. |
Palavras-chave | Música, Aprendizagem de Língua Inglesa, Língua Inglesa |
Forma de apresentação..... | Painel |