Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9732

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor NATAN RODRIGUES DE OLIVEIRA
Orientador VALDENIA CARVALHO E ALMEIDA
Título O Uso da Música como Ferramenta de Aprendizagem da Língua Inglesa
Resumo A área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras conta, nos dias de hoje, com uma diversidade de recursos e materiais para serem utilizados por aprendizes e professores, mas ainda assim sofre com o preconceito dos alunos, sendo tratada, muitas vezes, como uma disciplina inútil, o que se deve, geralmente, à falta de interesse dos alunos pela mesma. A internet é uma das grandes fontes desses recursos, trazendo materiais de consulta, atividades e cursos on-line, YouTube, dentre outros. Mas apesar de tantos recursos disponíveis a apenas um click do mouse, a música, utilizada como recurso didático, ainda é um dos materiais que mais desperta a motivação e o interesse de alunos de todas as idades, além de considerar a visão de que a música seria vantajosa justamente pela sua capacidade de estimular socialização, raciocínio e outras virtudes. Assim, este trabalho buscou, por meio da leitura dos estudos de diversos profissionais na área e por meio da aplicação de atividades envolvendo música, provar a eficiência da mesma como recurso para o ensino e aprendizagem de inglês. Entretanto, não bastaria apenas acrescentar uma música qualquer no ambiente escolar, por isso, as músicas escolhidas foram previamente selecionadas pelos alunos, através de um formulário, com o intuito de alcançar com excelência o publico alvo, uma vez que o mesmo pôde escolher a música a ser estudada.
A pesquisa foi fundada com base na bibliografia fornecida pela orientadora, artigos bem completos que possibilitaram o estudo aprofundado, para depois serem feitas as análises práticas no colégio.
Considerando esta visão, a música seria vantajosa justamente pela sua capacidade de estimular socialização, raciocínio e outras virtudes. Visando como objetivo do projeto, pesquisar e criar diferentes tipos de atividades com letras de música na língua inglesa. Consta neste texto todos os passos utilizados para a elaboração das atividades, assim como o resultado de sua aplicação para alunos do 2º ano do Ensino Médio do CAp – Coluni.
Palavras-chave Música, Aprendizagem de Língua Inglesa, Língua Inglesa
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,65 segundos.