Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9725

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Informática
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Yan Medeiros da Cruz
Orientador VLADIMIR OLIVEIRA DI IORIO
Outros membros Cristoffer Gregori Batista dos Santos, Guilherme Gabriel Souza Arthuso
Título A parceria entre a Em Rede e a Prefeitura Municipal de Viçosa buscando maior inserção do jovem viçosense no mercado de trabalho através do aprendizado de um novo idioma.
Resumo O Projeto Rede Idiomas, criado pela ONG Em Rede, núcleo Viçosa, é um projeto de ensino e extensão da Universidade Federal de Viçosa que tem como principal objetivo disseminar diversas culturas, através de uma abordagem dinâmica e de uma imersão cultural. O intuito do projeto é fazer com que o conhecimento adquirido pelos estudantes e ex-intercambistas no exterior seja transmitido a comunidade em geral de uma maneira simples, imersiva e dinâmica. No final de 2017, os responsáveis pelo projeto Jovem de Futuro, que é uma parceria da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Viçosa com o Tiro de Guerra 04-027 e a Universidade Federal de Viçosa, surgiram com uma proposta que atendia tanto o objetivo da Em Rede quanto a necessidade da comunidade viçosense. Além dos benefícios profissionais e da vantagem competitiva e curricular ao aprender um novo idioma, esta é uma das maneiras mais eficientes para interagir e aprender a trabalhar com pessoas de diferentes países e culturas. Logo, mesmo em Viçosa, uma cidade do interior, saber inglês, por exemplo, é um diferencial para se inserir no mercado de trabalho e buscar maiores oportunidades. Deste modo, a oportunidade da Em Rede de trabalhar junto à prefeitura na capacitação e preparação dos jovens viçosenses para um futuro profissional gera benefícios para à cidade, tais como a redução da marginalização e criminalidade, e o incentivo ao estudo e aprendizado de um novo idioma. Dois instrutores de Língua Inglesa foram responsáveis pelo desenvolvimento e planejamento das aulas e suas temáticas, visando a melhor disseminação do conhecimento aos jovens. Para atendê-los de maneira eficiente, os instrutores estruturaram suas aulas de modo a cativar os jovens em participar das atividades propostas, além de acompanhar o ritmo de aprendizado de cada um. As aulas foram realizadas com apresentação de conteúdo em slides e em quadro negro, momentos de dinâmicas e atividades em grupo. Essa ferramenta, além de promover maior aprendizado, propicia também um momento de descontração, muitas vezes amenizando momentos delicados na vida dos jovens. Também, foi criada pelos instrutores, uma apostila do idioma, baseada no conteúdo programático do Inglês I do Rede Idiomas, que aliada às atividades ministradas em sala de aula, foi uma ferramenta importante para maior contato com o idioma. A mensuração dos resultados obtidos durante o programa é realizada pelo feedback preenchido pelos alunos ao final de cada semestre, que possibilita um aprimoramento das atividades e fornece aos instrutores oportunidades de desenvolvimento das aulas, visando sempre a formação de um jovem profissional cada vez mais capacitado para o mercado de trabalho e com um diferencial de aprender um novo idioma.
Palavras-chave Rede Idiomas, Ensino de Idiomas, Imersão Cultural
Forma de apresentação..... Painel
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