Resumo |
A definição do espaço escolar como um lugar capaz de influenciar de forma significativa o processo ensino-aprendizagem passa pela compreensão da característica do edifício educacional que, ao expressar e refletir determinados discurso, pode ser considerado um currículo invisível ao agir silenciosamente sobre o ensino. Esse ambiente escolar é um espaço onde notável parcela das pessoas passa grande parte da vida. Este espaço deveria ser configurado como uma expressão direta da filosofia educacional e pode participar ativamente do processo ensino aprendizagem. Atualmente, novas abordagens pedagógicas aliadas à era da informação e da comunicação caracterizam um cenário de transformações pedagógicas, sociais, culturais e, principalmente, tecnológicas nas escolas. Essas mudanças demandam novas configurações espaciais, adequadas às necessidades de seus usuários e das atividades pedagógicas realizadas, visto o reconhecimento destes ambientes no processo ensino-aprendizagem. Porém, em muitos casos, as mudanças espaciais propostas no edifício educacional não estão no mesmo passo que as transformações atuais. Diante esse cenário, um aspecto importante a ser considerado é a adequação dos espaços de ensino em relação às demandas pedagógicas, com base nas inter-relações ocorridas entre alunos, professores e espaços de ensino. Nesse contexto, essa pesquisa pretende analisar os ambientes de ensino, tendo como objetivo geral, avaliar a adequação do espaço escolar em relação à abordagem pedagógica, com foco no ensino médio. Dentre os objetivos específicos, busca-se avaliar as configurações espaciais do ambiente educacional; verificar como este espaço é utilizado pelos usuários; identificar as interações ocorridas dentro do ambiente de ensino; e avaliar as principais demandas e expectativas de alunos e professores. A metodologia da pesquisa, com base na psicologia ambiental, inclui visitas técnicas, utilizando os métodos Walktrhough, Mapeamento Tecnológico, Mapeamento Comportamental, Entrevistas e Questionários. Com as informações geradas, considerando mecanismos pedagógicos, perceptivos e espaciais, a pesquisa contribui com resultados interdisciplinares, que abordam a área da educação, da psicologia ambiental e da arquitetura. |