Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9724

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Sociais Aplicadas
Setor Departamento de Arquitetura e Urbanismo
Bolsa CAPES
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carolina Barroso Costa
Orientador TULIO MARCIO DE SALLES TIBURCIO
Título Avaliação da Adequação do Espaço Escolar frente às Abordagens Pedagógicas e às Necessidades dos Usuários
Resumo A definição do espaço escolar como um lugar capaz de influenciar de forma significativa o processo ensino-aprendizagem passa pela compreensão da característica do edifício educacional que, ao expressar e refletir determinados discurso, pode ser considerado um currículo invisível ao agir silenciosamente sobre o ensino. Esse ambiente escolar é um espaço onde notável parcela das pessoas passa grande parte da vida. Este espaço deveria ser configurado como uma expressão direta da filosofia educacional e pode participar ativamente do processo ensino aprendizagem. Atualmente, novas abordagens pedagógicas aliadas à era da informação e da comunicação caracterizam um cenário de transformações pedagógicas, sociais, culturais e, principalmente, tecnológicas nas escolas. Essas mudanças demandam novas configurações espaciais, adequadas às necessidades de seus usuários e das atividades pedagógicas realizadas, visto o reconhecimento destes ambientes no processo ensino-aprendizagem. Porém, em muitos casos, as mudanças espaciais propostas no edifício educacional não estão no mesmo passo que as transformações atuais. Diante esse cenário, um aspecto importante a ser considerado é a adequação dos espaços de ensino em relação às demandas pedagógicas, com base nas inter-relações ocorridas entre alunos, professores e espaços de ensino. Nesse contexto, essa pesquisa pretende analisar os ambientes de ensino, tendo como objetivo geral, avaliar a adequação do espaço escolar em relação à abordagem pedagógica, com foco no ensino médio. Dentre os objetivos específicos, busca-se avaliar as configurações espaciais do ambiente educacional; verificar como este espaço é utilizado pelos usuários; identificar as interações ocorridas dentro do ambiente de ensino; e avaliar as principais demandas e expectativas de alunos e professores. A metodologia da pesquisa, com base na psicologia ambiental, inclui visitas técnicas, utilizando os métodos Walktrhough, Mapeamento Tecnológico, Mapeamento Comportamental, Entrevistas e Questionários. Com as informações geradas, considerando mecanismos pedagógicos, perceptivos e espaciais, a pesquisa contribui com resultados interdisciplinares, que abordam a área da educação, da psicologia ambiental e da arquitetura.
Palavras-chave Psicologia Ambiental, Ambientes de Aprendizagem, Arquitetura de Escolas.
Forma de apresentação..... Oral
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