Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9723

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Departamento de Letras
Bolsa FAPEMIG
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG
Primeiro autor Laís de Oliveira Moreira
Orientador RONY PETTERSON GOMES DO VALE
Título O marketing pelo método confuso na porta dos fundos do humorismo brasileiro: considerações iniciais
Resumo O “humor é coisa séria, é liberdade!” Palavras da personagem Zé Bonitinho que representam alguns paradoxos presentes no cerne das manifestações linguageiras engendradas pelo Discurso Humorístico. A aparente imprevisibilidade das formas do riso e do humor, a contingência dos seus efeitos de sentido mais ou menos relacionados ao riso e as constantes mudanças nesse campo discursivo sempre chamaram nossa atenção para o modo de constituição desse discurso. Tais fatores fazem do discurso humorístico um objeto de estudo em constante mudança, exigindo, a nosso ver, reanálises e aperfeiçoamento constante dos postulados teóricos a seu respeito. Diante disso, propomos, nesta pesquisa, aumentar os conhecimentos sobre esse discurso, pormenorizando o marketing pelo método confuso enquanto macroestratégia discursiva indicativa de novas tendências no humorismo brasileiro. De um modo geral, podemos dizer que, na publicidade, o ataque direto a marcas concorrentes que produzem e/ou comercializam um mesmo produto no mercado é tido, normalmente, como uma prática discursiva falha. Isso porque, tal prática pode, entre outras coisas, funcionar de modo contrário, dando maior visibilidade ao produto da marca concorrente. Nesse ínterim, o humorista, vendo seu discurso, na maioria das vezes, talhado pelas coerções sociodiscursivas do politicamente correto a favor das minorias, encontra, na “guerra” entre as empresas e suas marcas, espaço para fazer humor e ganhar dinheiro. Daí, com a “sombra” do politicamente correto pairando sobre vários temas, o que está acontecendo com alguns formatos de humor é exatamente o contrário: atos de comunicação de natureza publicitária estão atravessando os gêneros específicos do humor, numa espécie sui generis de marketing que, pelas similitudes de processo e pela presença da linguagem politicamente incorreta, denominamos de marketing pelo método confuso. Com isso em mente, propomos realizar a identificação e descrição desses atos de comunicação, determinando se possui relação com outros tipos de discurso, constituindo um quadro com as principais estratégias utilizadas para a realização dos mesmos. Para isso, a pesquisa foi dividida em três etapas. Num primeiro momento, nos dedicamos à pesquisa bibliográfica com o propósito de definir e caracterizar mais e melhor os traços da estratégia do Marketing pelo Método Confuso. Em seguida, apoiados na Teoria Semiolinguística, nos voltamos para a descrição e análise do corpus, composto por 23 sketches humorísticos do canal Porta dos Fundos, para depreender as principais microestratégias, linguísticas e enunciativas. E, finalmente, procuraremos identificar textos com o potencial de evidenciar a recorrência e a produtividade do marketing pelo método confuso enquanto macroestratégia discursiva, principalmente no ambiente da internet. Dado que a pesquisa se encontra em andamento, apresentaremos alguns resultados parciais oriundas da revisão de bibliografia e das análises dos vídeos do Porta dos Fundos.
Palavras-chave Análise do discurso, método confuso, discurso humorístico.
Forma de apresentação..... Painel
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