Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9718

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Geografia
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thales Valentim Cupertino
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros HIGOR MOZART GERALDO SANTOS
Título O lugar da empatia no ensino dos conteúdos de geografia urbana
Resumo Esta pesquisa foi realizada no primeiro semestre de 2018 e dedica-se a averiguar a existência do exercício de empatia nas aulas de geografia, em que são trabalhados conteúdos referentes ao meio urbano, bem como traçar potencialidades ou não da prática empática na aprendizagem. A proposta de metodologia desta pesquisa foi estruturada em cinco etapas. Na primeira etapa, a pesquisa foi apresentada aos estudantes de Geografia que estão cursando a disciplina GEO483 – Prática de Pesquisa e Ensino de Geografia, com o intuito de compartilhar conhecimentos e levantar possíveis sugestões que contribuíssem para o desenvolvimento deste trabalho. A Segunda etapa foi destinada à revisão bibliográfica sobre a categoria geográfica Lugar e â abordagem dos conteúdos de geografia urbana nas escolas. Além da revisão bibliográfica para compreender a realidade escolar pesquisada foi aplicado um questionário na terceira etapa aos alunos e alunas do terceiro de uma escola particular de Educação Básica (Viçosa-MG) e ao professor que ministra aulas de Geografia para estes estudantes. Na quinta e última etapa aconteceu o fechamento da pesquisa. Nesta pesquisa, constatou-se que a categoria geográfica Lugar e o lugar no exercício empático possuem semelhanças ao se referirem a um local que possui suas particularidades, seja um lugar concreto, como um ponto em uma cidade, ou uma pessoa, enquanto o próprio lugar a se compreender. Já no que se refere às respostas, a análise do questionário respondido pelo professor evidencia a possibilidade de prática e a importância da empatia nas salas de aulas de Geografia, principalmente ao estudar conteúdos referentes ao meio urbano. Através das respostas dos estudantes, de maneira geral, pode-se afirmar que é possível existir o exercício empático nas aulas de Geografia, principalmente em conteúdos referentes ao meio urbano. As respostas dos estudantes trazem a experiência destes com o dia a dia da sala de aula, e por isso possui grande valor na identificação da empatia neste ambiente escolar. Estudar os conteúdos referentes à dita Geografia urbana é uma ótima oportunidade para exercer o ato empático por parte dos estudantes, uma vez que a cidade é constituída por diferentes grupos que possuem realidades socioeconômicas diversas, possibilitando que os alunos e alunas façam imersão em diferentes contextos. Envolver empatia no ensino dos conteúdos de Geografia urbana faz com que a temática estudada em aula deixe de ser meramente um tema e passe a ser uma realidade de outro ser humano, que, assim como o estudante, produz o meio urbano. A educação por si só já se revela enquanto um movimento empático, uma vez que o professor(a) tem possibilidade de a todo o momento se colocar no lugar do estudante para entender a partir de que condição o aluno ou aluna intervém na aula. Portanto, ao estudar os conteúdos de geografia urbana, pode-se tornar também um exercício de empatia.
Palavras-chave Empatia, Lugar, Geografia Urbana
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.