Resumo |
Este trabalho trata-se de um relato das ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto de extensão “Formação docente e Práticas pedagógicas em creches e pré-escolas”, no período de março de 2018 a julho de 2018. O objetivo principal das ações foi proporcionar o desenvolvimento profissional de professores que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino do município de Viçosa, Mg. Especificamente buscou-se promover a interação dialógica entre professores e coordenadores de creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa, MG e a Universidade Federal de Viçosa a partir de troca de saberes e debates acerca da prática pedagógica do professor que atua com crianças de 0 a 5 anos. As principais ações desenvolvidas foram: reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e com profissionais da escola Professora Maria José Santana; visitas semanais na escola Professora Maria José Santana, encontro presencial com todas as professoras que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa, Mg; lista de discussão por meio da ferramenta Padlet e Facebook e desenvolvimento de uma pesquisa-ação na escola Professora Maria José Santana, intitulada “Minha voz”. Ressalta-se que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas (inclusive espaços virtuais) e a inserção da pesquisa-ação como elemento da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas até o momento acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil inserindo a pesquisa ação como elemento da prática pedagógica. As implicações para a prática pedagógica estão, nas palavras de Carlos Marcelo Garcia, no fato de que as experiências mais eficazes para o desenvolvimento profissional docente são aquelas que se baseiam na escola e que se relacionam com as atividades diárias realizadas pelos professores. Além disso, o autor pontua que estas são atividades que consistem em ajudar os professores a construir novas teorias e novas práticas pedagógicas, em um processo colaborativo. |