Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9691

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Thaís Mara Machado
Orientador NAYARA MACEDO DE LIMA JARDIM
Título Formação docente e práticas pedagógicas em creches e pré-escolas
Resumo Este trabalho trata-se de um relato das ações extensionistas desenvolvidas pelo projeto de extensão “Formação docente e Práticas pedagógicas em creches e pré-escolas”, no período de março de 2018 a julho de 2018. O objetivo principal das ações foi proporcionar o desenvolvimento profissional de professores que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino do município de Viçosa, Mg. Especificamente buscou-se promover a interação dialógica entre professores e coordenadores de creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa, MG e a Universidade Federal de Viçosa a partir de troca de saberes e debates acerca da prática pedagógica do professor que atua com crianças de 0 a 5 anos. As principais ações desenvolvidas foram: reuniões com a Secretaria Municipal de Educação e com profissionais da escola Professora Maria José Santana; visitas semanais na escola Professora Maria José Santana, encontro presencial com todas as professoras que atuam em creches e pré-escolas da rede de ensino municipal de Viçosa, Mg; lista de discussão por meio da ferramenta Padlet e Facebook e desenvolvimento de uma pesquisa-ação na escola Professora Maria José Santana, intitulada “Minha voz”. Ressalta-se que os resultados alcançados até o momento foram: a criação de espaços propícios ao diálogo, interação, troca de saberes, estudo e reflexão sobre elementos da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas (inclusive espaços virtuais) e a inserção da pesquisa-ação como elemento da prática pedagógica de professores de creches e pré-escolas, contribuindo dessa forma para o desenvolvimento profissional dos mesmos. A partir das ações desenvolvidas até o momento acreditamos que estimulamos, nos professores participantes, a pesquisa, análise e reflexão de suas próprias ações enquanto professor da Educação Infantil inserindo a pesquisa ação como elemento da prática pedagógica. As implicações para a prática pedagógica estão, nas palavras de Carlos Marcelo Garcia, no fato de que as experiências mais eficazes para o desenvolvimento profissional docente são aquelas que se baseiam na escola e que se relacionam com as atividades diárias realizadas pelos professores. Além disso, o autor pontua que estas são atividades que consistem em ajudar os professores a construir novas teorias e novas práticas pedagógicas, em um processo colaborativo.
Palavras-chave Desenvolvimento profissional de professores, Educação Infantil, Pesquisa ação.
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,62 segundos.