Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9688

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Matemática
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Tainara dos Santos Aleixo
Orientador MARLI DUFFLES DONATO MOREIRA
Título Mancala: Jogando com a Matemática
Resumo A forma tradicional de ensino da matemática acarreta um desinteresse muito grande nos alunos e uma relação negativa em relação à disciplina. Muitos a consideram somente como uma matéria para memorizar cálculos, regras, fórmulas, sem muita utilidade no dia-a-dia. Além disso, grande parte das pessoas nem imagina que a matemática tem uma longa história e que esta história pode ser aprendida de forma dinâmica e divertida. Com o objetivo de modificar esta percepção da matemática, a metodologia lúdica tem sido utilizada com bom resultado, tendo destaque a aplicação de jogos. O projeto "Ludicidade no Ensino da Matemática" tem o objetivo de difundir a metodologia lúdica. Os jogos estimulam o raciocínio lógico, a atenção, a criatividade, a concentração, o desenvolvimento de estratégias e, dentre outros benefícios, contribuem para uma melhor aprendizagem da matemática. Neste ano, fomos convidados a ministrar dois minicursos durante a IV Semana Acadêmica de Matemática da Universidade Federal de Viçosa, em março. Contamos com a presença de alunos de graduação da Licenciatura em Matemática dos Campi de Viçosa e Florestal, além da participação de professores universitários. Trabalhamos com o jogo Mancala, que teve sua origem na África, há cerca de 7000 anos atrás. É um jogo de tabuleiro ligado a semeadura, de natureza estratégica e pode ser trabalhado com crianças a partir dos 3 anos. Durante os minicursos tratamos também da história da África, de sua economia, curiosidades, sua localização no mapa Mundi, os países que compõe o continente africano, sua fauna e flora, promovendo assim a interdisciplinaridade entre a Matemática, História e Geografia. Este jogo, além de estimular o raciocínio lógico, atenção, estratégia, permite trabalhar conteúdos matemáticos tais como, lateralidade, contagem, probabilidade, dentre outros. Deste modo, os participantes puderam aprender matemática e um pouco de história brincando de forma dinâmica e descontraída. Ao final de cada minicurso, fizemos um debate sobre o tema trabalhado e distribuímos formulários para que os participantes pudessem escrever suas críticas e sugestões sobre o trabalho. Apresentaremos, neste painel, os resultados obtidos.
Palavras-chave jogos, matemática, mancala
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.