Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9687

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa CNPq
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor JOÃO VITOR BAPTISTA MOREIRA
Orientador LIDIANE MARIA FERRAZ ROSA
Outros membros Denilson Junio Marques Soares
Título Teoria Clássica dos Testes: um estudo de caso
Resumo Ao observar diversos problemas com relação ao rendimento dos alunos em diferentes avaliações da disciplina de Matemática, seja de forma positiva ou negativa, iniciou-se a discussão sobre a possível causa dessa situação, que poderia ser resultado não só do preparo dos estudantes para a prova, mas da qualidade da avaliação em si. Dessa forma, a pesquisa teve como objetivo fazer uma análise estatística de uma avaliação de matemática aplicada aos alunos do 3° ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (CAp - COLUNI). Foi realizado um estudo englobando as principais teorias de avaliação utilizadas nos últimos anos e verificou-se que a teoria mais adequada ao projeto seria a Teoria Clássica dos Testes (TCT), por necessitar de um reduzido número de respondentes ao teste e a facilidade na manipulação e interpretação dos seus índices. Para essas análises, utilizou-se o software estatístico R, por ser um software livre e de fácil manipulação. Dessa forma,, foi possível calcular os índices de dificuldade, discriminação, a correlação bisserial e o coeficiente alpha de Cronbach. Após a análise, foi constatado que a prova aplicada possuía uma moderada deficiência, uma vez que os índices encontrados não estavam dentro do esperado. No geral, a avaliação apresentou um número excessivo de questões do tipo fáceis e poucas questões difíceis, o que gerou uma discriminação entre os itens avaliados bem abaixo do que os valores considerados como ideal. Por conta disso, a prova não possuiu um caráter seletivo, ou seja, não testa bem a aptidão dos estudantes perante àquele assunto. Assim, é possível dizer que as discrepâncias observadas entre os resultados sugerem que os itens não foram bem formulados e propõe-se uma revisão/reformulação dos mesmos, para que possam ser reutilizados em um outra avaliação. Dessa forma, cabe ressaltar que embora a TCT seja uma teoria respeitada e bastante utilizada, outros fatores devem ser considerados na análise dos resultados dos respondentes em um teste, já que a mente humana é extremamente complexa e uma análise aplicada sobre suas características sempre resulta em alguma imprecisão.
Palavras-chave Avaliação, Psicometria, TCT
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,66 segundos.