Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9686

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Anderson Moreira de Melo
Orientador CRISTIANE CHAVES DE SOUZA
Outros membros Letícia Marques da Silva Neto, PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR
Título Atuação de acadêmicos de Enfermagem em um serviço de média complexidade ambulatorial do município de Viçosa – MG
Resumo Introdução: A média complexidade ambulatorial compreende ações e serviços para atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento. No município de Viçosa – MG, dentre os serviços públicos de média complexidade disponibilizados à população, destaca-se o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa – CISMIV. A atuação do enfermeiro no cuidado direto ao paciente em serviços de média complexidade compreende, dentre outras ações, a orientação do paciente acerca dos serviços realizados, informação sobre exames e procedimentos de média complexidade, bem como a consulta de Enfermagem para identificar e tratar problemas de competência da Enfermagem. Entretanto, no CISMIV de Viçosa, observou-se que estas ações eram feitas de modo assistemático e pontual. Assim, foi proposto projeto de extensão para potencializar as ações de Enfermagem junto aos pacientes atendidos no CISMIV. Objetivo: relatar a experiência da atuação de acadêmicos de Enfermagem no serviço ambulatorial de média complexidade em Viçosa. Descrição das principais ações: as atividades do projeto iniciaram-se em março de 2018. Até o momento foram desenvolvidas as seguintes ações: identificação do perfil da clientela atendida; levantamento do interesse dos pacientes por ações educativas; construção de material educativo; desenvolvimento de ações educativas; avaliação das ações educativas realizadas; construção de protocolo assistencial de orientação a pacientes submetidos a cirurgia de catarata. Resultados alcançados até o momento: Constatou-se que a clientela atendida possui doenças crônicas, em especial Diabetes e Hipertensão, e há grande demanda por atendimento oftalmológico. 84,7% dos pacientes disseram ter interesse em participar de ações educativas. Até o momento, foram realizadas 7 ações educativas, envolvendo as temáticas de mitos e verdades sobre Hipertensão Arterial, exame de fundo de olho, cuidados para cirurgia de catarata, e glaucoma. Participaram das ações educativas 138 pacientes. Destes, 111 (80,4%) avaliaram as ações educativas como excelente. Dos materiais didáticos construídos, destacam-se confecção de cartaz e olho em 3D para explicação de maneira lúdica sobre o exame de fundo de olho e catarata. O protocolo assistencial de orientação a pacientes submetidos a cirurgia de catarata encontra-se em validação pelo oftalmologista do serviço. Conclusões: percebeu-se que os pacientes atendidos possuem conhecimento deficiente sobre seu estado de saúde e ferramentas diagnósticas e terapêuticas utilizadas no manejo clínico da doença, o que gera nos mesmos ansiedade e medo, em especial em pacientes submetidos a cirurgia de catarata. As ações desenvolvidas pelo projeto tem contribuído para o empoderamento dos pacientes enquanto sujeitos e protagonistas no processo de cuidar.
Palavras-chave Enfermagem, Ensino em Enfermagem, Educação em Saúde.
Forma de apresentação..... Painel
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