Resumo |
Introdução: A média complexidade ambulatorial compreende ações e serviços para atender aos principais problemas e agravos de saúde da população, cuja complexidade da assistência na prática clínica demande profissionais especializados e a utilização de recursos tecnológicos para o apoio diagnóstico e tratamento. No município de Viçosa – MG, dentre os serviços públicos de média complexidade disponibilizados à população, destaca-se o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa – CISMIV. A atuação do enfermeiro no cuidado direto ao paciente em serviços de média complexidade compreende, dentre outras ações, a orientação do paciente acerca dos serviços realizados, informação sobre exames e procedimentos de média complexidade, bem como a consulta de Enfermagem para identificar e tratar problemas de competência da Enfermagem. Entretanto, no CISMIV de Viçosa, observou-se que estas ações eram feitas de modo assistemático e pontual. Assim, foi proposto projeto de extensão para potencializar as ações de Enfermagem junto aos pacientes atendidos no CISMIV. Objetivo: relatar a experiência da atuação de acadêmicos de Enfermagem no serviço ambulatorial de média complexidade em Viçosa. Descrição das principais ações: as atividades do projeto iniciaram-se em março de 2018. Até o momento foram desenvolvidas as seguintes ações: identificação do perfil da clientela atendida; levantamento do interesse dos pacientes por ações educativas; construção de material educativo; desenvolvimento de ações educativas; avaliação das ações educativas realizadas; construção de protocolo assistencial de orientação a pacientes submetidos a cirurgia de catarata. Resultados alcançados até o momento: Constatou-se que a clientela atendida possui doenças crônicas, em especial Diabetes e Hipertensão, e há grande demanda por atendimento oftalmológico. 84,7% dos pacientes disseram ter interesse em participar de ações educativas. Até o momento, foram realizadas 7 ações educativas, envolvendo as temáticas de mitos e verdades sobre Hipertensão Arterial, exame de fundo de olho, cuidados para cirurgia de catarata, e glaucoma. Participaram das ações educativas 138 pacientes. Destes, 111 (80,4%) avaliaram as ações educativas como excelente. Dos materiais didáticos construídos, destacam-se confecção de cartaz e olho em 3D para explicação de maneira lúdica sobre o exame de fundo de olho e catarata. O protocolo assistencial de orientação a pacientes submetidos a cirurgia de catarata encontra-se em validação pelo oftalmologista do serviço. Conclusões: percebeu-se que os pacientes atendidos possuem conhecimento deficiente sobre seu estado de saúde e ferramentas diagnósticas e terapêuticas utilizadas no manejo clínico da doença, o que gera nos mesmos ansiedade e medo, em especial em pacientes submetidos a cirurgia de catarata. As ações desenvolvidas pelo projeto tem contribuído para o empoderamento dos pacientes enquanto sujeitos e protagonistas no processo de cuidar. |