Resumo |
Atividades com controvérsias científicas e tecnológicas em sala de aula e, mais recentemente, na formação de professores da área de CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) tornaram-se mais frequentes, impulsionadas pelos estudos dentro desse campo de conhecimento. A partir da década de 1970, elas se consolidaram como campos de reflexão sobre condicionamentos sociais, políticos, econômicos e ambientais nas decisões e nos processos científicos e tecnológicos, compreendidos como práticas sociais não neutras e dependentes de contextos históricos. Nos ECTS (Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade) elas são compreendidas como disputas entre indivíduos ou grupos de indivíduos sobre um assunto de interesse comum. Nessas disputas, os sujeitos assumem diferentes posições discursivas para produzirem seus argumentos, instaurando o discurso polêmico em diversos espaços de circulação de informação e conhecimento (escolas, universidades, mídia, rua, etc.). Desse modo, o presente estudo, tem como objetivo investigar o modo como são abordados e compreendidos os trabalhos com controvérsias sociocientíficas e sociotecnológicas na formação de professores de ciências. A pesquisa, de caráter qualitativo, será empreendida na Perspectiva Discursiva em Educação-Ciência-Tecnologia-Sociedade e será desenvolvida por meio de revisão bibliográfica sobre trabalhos com controvérsias no ensino e formação de professores de ciências, usando de catalogação de publicações no ENPEC (Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências) e na Redalyc (Rede de Revistas Científicas da América Latina e do Caribe). Acredita-se ser necessária a criação de espaços na formação inicial de professores de ciências para debates sobre controvérsias científicas e tecnológicas, pois, ao circularem na sociedade, as controvérsias produzem rupturas nas formas pedagógicas centradas na transmissão de conhecimentos sobre CTSs. Sendo assim, este trabalho assume o protagonismo deste diálogo, servindo como base para argumentação, visto que os temas CTS estão previstos pelo BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e pelo PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) como temas transversais e são pautas recorrentes no ensino de ciências nas escolas brasileiras. |