ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Biológicas e da Saúde |
Área temática |
Ciências Biológicas |
Setor |
Departamento de Medicina e Enfermagem |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
Outros |
Primeiro autor |
Letícia Marques da Silva Neto |
Orientador |
PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO |
Outros membros |
Anderson Moreira de Melo, Camila Miranda de Matos, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Larissa Bruna Bhering Silva, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Tainá Nunes Almeida |
Título |
O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: relato de experiência |
Resumo |
Introdução: A assistência à saúde de média complexidade ambulatorial envolve vários serviços, um deles é o cenário deste estudo. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa é formado por 10 municípios, e é responsável pela oferta de consultas em diversas especialidades médicas, exames de imagem, atendimento fisioterápico, dentre outros. Também é um local em que é comum a prescrição de medicamentos para o tratamento dos usuários. Entretanto, de acordo com a literatura, estima-se que cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados de maneira inadequada. Diante dessa realidade, tem sido desenvolvido um projeto de extensão que tem por objetivo desenvolver ações educativas com discussões sobre o uso correto e seguro de medicamentos pelos usuários, e/ou seus responsáveis, atendidos no consórcio. Objetivo: relatar a experiência de um projeto de extensão sobre o uso correto e seguro de medicamentos. Descrição das Principais Ações: projeto em desenvolvimento desde março de 2018, sendo as principais ações desenvolvidas: aplicação de questionário para identificação do perfil de pacientes atendidos e realização de salas de esperas com temas relacionados ao uso correto e seguro de medicamentos. Resultados alcançados: entre os 59 pacientes que responderam ao questionário, 15,3% tinham hipertensão arterial sistêmica (HAS), 71,2% tomam algum medicamento e 84,7% dos entrevistados tinham interesse em participar de atividades educativas. Foram realizadas, semanalmente, salas de espera com os seguintes temas: aspectos relacionados à HAS; hábitos de vida saudáveis; cuidados relacionados ao teste ergométrico; adesão ao tratamento farmacológico; medicamentos comuns no tratamento da HAS. Para o desenvolvimento das salas de espera foram utilizadas as seguintes estratégicas de ensino, respectivamente: jogo educativo “Dinâmica do mito e verdade da HAS” e confecção de um pôster com informações sobre; “Bingo educativo” sobre tratamento não medicamentoso; confecção de panfleto sobre teste ergométrico; orientação sobre a importância do uso correto das medicações prescritas para o controle efetivo da doença; abordagem sobre algumas medicações de uso comum na hipertensão. Os participantes avaliaram todas as atividades como boa ou excelente. Conclusões: o projeto tem trazido mudanças efetivas para os usuários no que tange ao autocuidado sobre o uso de medicamentos, proporcionando-os maior conhecimento sobre o processo saúde-adoecimento. |
Palavras-chave |
enfermagem, adesão terapêutica, autocuidado |
Forma de apresentação..... |
Painel |