Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9674

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Letícia Marques da Silva Neto
Orientador PATRICIA DE OLIVEIRA SALGADO
Outros membros Anderson Moreira de Melo, Camila Miranda de Matos, CRISTIANE CHAVES DE SOUZA, Lara Magalhães Fialho Carvalho, Larissa Bruna Bhering Silva, PEDRO PAULO DO PRADO JUNIOR, Tainá Nunes Almeida
Título O cuidado e o autocuidado de pacientes em uso de medicamentos: relato de experiência
Resumo Introdução: A assistência à saúde de média complexidade ambulatorial envolve vários serviços, um deles é o cenário deste estudo. O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa é formado por 10 municípios, e é responsável pela oferta de consultas em diversas especialidades médicas, exames de imagem, atendimento fisioterápico, dentre outros. Também é um local em que é comum a prescrição de medicamentos para o tratamento dos usuários. Entretanto, de acordo com a literatura, estima-se que cerca de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados de maneira inadequada. Diante dessa realidade, tem sido desenvolvido um projeto de extensão que tem por objetivo desenvolver ações educativas com discussões sobre o uso correto e seguro de medicamentos pelos usuários, e/ou seus responsáveis, atendidos no consórcio. Objetivo: relatar a experiência de um projeto de extensão sobre o uso correto e seguro de medicamentos. Descrição das Principais Ações: projeto em desenvolvimento desde março de 2018, sendo as principais ações desenvolvidas: aplicação de questionário para identificação do perfil de pacientes atendidos e realização de salas de esperas com temas relacionados ao uso correto e seguro de medicamentos. Resultados alcançados: entre os 59 pacientes que responderam ao questionário, 15,3% tinham hipertensão arterial sistêmica (HAS), 71,2% tomam algum medicamento e 84,7% dos entrevistados tinham interesse em participar de atividades educativas. Foram realizadas, semanalmente, salas de espera com os seguintes temas: aspectos relacionados à HAS; hábitos de vida saudáveis; cuidados relacionados ao teste ergométrico; adesão ao tratamento farmacológico; medicamentos comuns no tratamento da HAS. Para o desenvolvimento das salas de espera foram utilizadas as seguintes estratégicas de ensino, respectivamente: jogo educativo “Dinâmica do mito e verdade da HAS” e confecção de um pôster com informações sobre; “Bingo educativo” sobre tratamento não medicamentoso; confecção de panfleto sobre teste ergométrico; orientação sobre a importância do uso correto das medicações prescritas para o controle efetivo da doença; abordagem sobre algumas medicações de uso comum na hipertensão. Os participantes avaliaram todas as atividades como boa ou excelente. Conclusões: o projeto tem trazido mudanças efetivas para os usuários no que tange ao autocuidado sobre o uso de medicamentos, proporcionando-os maior conhecimento sobre o processo saúde-adoecimento.
Palavras-chave enfermagem, adesão terapêutica, autocuidado
Forma de apresentação..... Painel
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