Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9670

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Carolina Macedo Lopes
Orientador VICTOR LUIZ ALVES MOURAO
Outros membros Amanda Gonçalves de Almeida, ANA LUISA BORBA GEDIEL, Dâmaris Pires Arruda
Título Plataforma Inclua : Testes para aperfeiçoamento do sistema voltado para usuários cegos e com baixa visão.
Resumo O trabalho tem como objetivo realizar testes de interface com os usuários do sistema Inclua de modo a identificar falhas e potencialidades da ferramenta e, a partir daí, conceber soluções de aperfeiçoamento. A plataforma Inclua é destinada ao uso de professores para a produção de conteúdos didáticos acessíveis a estudantes deficientes visuais e cegos. Esta pesquisa foi conduzida por uma perspectiva qualitativa, na qual buscou-se compreender as experiências dos usuários do Inclua e, desse modo, identificar possíveis ações que promovam o aperfeiçoamento desta ferramenta tecnológica, viabilizando melhorias e adaptações. Nesse sentido, o público de interesse desta investigação foi mapeado, e, posteriormente foram convidados estudantes deficientes visuais da Universidade Federal De Viçosa e a seus respectivos professores a contribuírem com a pesquisa. A equipe acompanhou o contexto de ensino em sala de aula desses estudantes, visando compreender suas especificidades no que tange a interação neste espaço. A partir disso, foram realizados os testes com os dois grupos mencionados, quais sejam, docentes e discentes deficientes visuais. Os testes foram conduzidos através de roteiros e mediados por integrantes da equipe. Por meio dos testes foi possível identificar as principais falhas do sistema, além das necessidades individuais dos discentes, os participantes também fizeram sugestões. Assim, foi possível identificar quais funcionalidades atendem ao público alvo assim como o que precisa ser alterado, com relação aos estudantes de baixa visão foi possível perceber diferentes demandas entre eles e que os formatos de texto gerados pelo Inclua apresentaram-se eficientes para atendê-los. Além disso, foi possível perceber que o grande diferencial do Inclua ao oferecer o item de verificação de acessibilidade que visa indicar quais adaptações devem ser feitas respeitando os padrões de acessibilidade. Ademais, alguns professores indicaram a dificuldade de trabalhar com estudante cego quando utiliza recursos de imagens, ao possibilitar a descrição de imagens para leitor de telas, o Inclua está atuando como apoio ao professor, para melhorar a qualidade da aula e do material ofertado ao aluno.Os apontamentos realizados nos testes serão de extrema relevância para promover futuras adaptações e melhorias tornando o Inclua mais acessível e inclusivo.
Palavras-chave Educação Inclusiva, plataforma online acessível, Deficiência visual.
Forma de apresentação..... Oral
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