Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9647

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Leandro Souza Silva
Orientador SILVANA CLAUDIA DOS SANTOS
Outros membros Daliane Sousa Rosa, Edilaine Conceicao Costa de Queiroz, Luiza Aparecida de Paula Ferreira, Marina Comonian Porto, Ricardo Florencio Alves Rocha, Shirley Cristina Teixeira, Tais Jaine Coelho, Thays de Faria Silva
Título Produzindo Brinquedos Educativos com Recursos Alternativos: promovendo experiências pedagógicas, lúdicas, culturais e artísticas
Resumo O projeto “Produzindo Brinquedos Educativos com Recursos Alternativos: promovendo a experiências pedagógicas, lúdicas, culturais e artísticas” tem sido desenvolvido por meio de oficinas de produção de brinquedos, utilizando-se de recursos alternativos e de baixo custo, que possam auxiliar no aprendizado da matemática, em particular, e de outros conteúdos previstos para os primeiros anos de escolaridade. As oficinas ocorrem em parceria com a Ludoteca da UFV, que consiste em um laboratório que visa realizar um trabalho voltado para o lúdico. Deste modo, o projeto tem se desenvolvido associado às atividades previstas neste espaço, como atendimento aos domingos, trabalho realizado junto às escolas que fazem visitação ao longo da semana, por meio da Ludoteca itinerante e em outras ações nas quais a equipe é demandada. Já foram realizadas várias oficinas, tais como produção de carrinhos com prendedores de roupa, em um domingo com crianças que visitaram à Ludoteca; e binóculos com rolos de papel, bumerangues de papelão e corrupios feitos com barbante e palitos, como parte das atividades realizadas no “Dia Mundial do Brincar”, promovido pela Pinacoteca da UFV. Além dessas oficinas com as crianças, também realizamos junto à equipe da Ludoteca, que se reúne semanalmente para reuniões de estudo e planejamento das ações, a produção e exploração do Tangram. A oficina sobre este jogo foi dividida em duas etapas: parte teórica e confecção e exploração das peças do Tangram. A partir dessas ações, foi possível observar que os participantes, sobretudo as crianças, quando se veem diante da produção de seu próprio brinquedo demonstram envolvimento, curiosidade e interesse pela atividade, bem como pelos conteúdos presentes no processo de produção. Metodologicamente, os brinquedos são propostos já em fase de acabamento, cabendo às crianças apenas a sua finalização, de modo a favorecer a produção dos brinquedos em tempo hábil. Outras oficinas já estão previstas para a continuidade do projeto: produção de brinquedos na Semana do Fazendeiro com a comunidade, bem como com as escolas. Acreditamos que o projeto vem atingindo os resultados esperados, inclusive em relação à conscientização das pessoas a respeito da reutilização de materiais que, muitas vezes, são considerados lixos e que nem sempre são descartados corretamente na natureza. Ademais, ele tem possibilitado desenvolver o potencial pedagógico, lúdico, cultural e artístico que podem ser explorados por meio da produção de brinquedos, além de resgatar o uso de brinquedos e brincadeiras que, por vezes, têm se mostrado esquecidos no cenário contemporâneo.
Palavras-chave Educação, Lúdico, Artístico
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.