Resumo |
As séries de TV são fontes de aspectos linguísticos e culturais, tanto de seu país originário quanto de outro possível país por ela retratado. As séries, portanto, são mecanismos viáveis de serem utilizados para os processos de ensino-aprendizagem de outras línguas, tanto em sala de aula como fora dela. Isto porque as mesmas se caracterizam como fonte de aspectos linguísticos e culturais autênticos, capazes de construir uma base sólida no aprendizado de uma segunda língua, uma vez que apresentam hábitos, costumes, datas importantes e tradições de outras culturas e países. O projeto em questão fundamentou-se na identificação de aspectos linguísticos e culturais para servirem de facilitadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. O corpus de análise foi constituído pelos episódios da segunda temporada da série norte-americana Friends. Essa identificação teve por base três eixos da área da linguística aplicada: o ensino da gramática, a importância da cultura no ensino e aprendizagem e a influência da frequência na aprendizagem de uma língua estrangeira. O projeto se fundamenta também na concepção de que o aprendizado de outra língua passa pela autonomia dos estudantes, segundo a qual a busca autônoma pelo aprendizado de uma segunda língua, quando feita por iniciativa do próprio aprendiz, é eficaz no processo de aprendizagem dos mesmos. Para que esse processo de busca autônoma se concretize, o uso de séries e músicas dentro e fora das salas de aula apresenta-se como uma opção viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de uma outra língua. A partir destes eixos, então, realizou-se a leitura dos scripts da segunda temporada da série norte-americana Friends e a categorização de marcas linguísticas presentes nos mesmos, além da busca por aspectos culturais nos respectivos episódios. Desta forma, foi possível sistematizar os aspectos componentes da série de modo a organizar um possível material didático para o ensino de língua inglesa com base na autonomia proposta aos alunos. |