Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9639

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Linguística, Letras e Artes
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa PIBIC Ensino Médio
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor ALINE CARNEIRO COELHO
Orientador MARCIA CRISTINA FONTES ALMEIDA
Título Aprendizado autônomo de língua inglesa através da série Friends
Resumo As séries de TV são fontes de aspectos linguísticos e culturais, tanto de seu país originário quanto de outro possível país por ela retratado. As séries, portanto, são mecanismos viáveis de serem utilizados para os processos de ensino-aprendizagem de outras línguas, tanto em sala de aula como fora dela. Isto porque as mesmas se caracterizam como fonte de aspectos linguísticos e culturais autênticos, capazes de construir uma base sólida no aprendizado de uma segunda língua, uma vez que apresentam hábitos, costumes, datas importantes e tradições de outras culturas e países. O projeto em questão fundamentou-se na identificação de aspectos linguísticos e culturais para servirem de facilitadores e motivadores no processo de ensino-aprendizagem da língua inglesa. O corpus de análise foi constituído pelos episódios da segunda temporada da série norte-americana Friends. Essa identificação teve por base três eixos da área da linguística aplicada: o ensino da gramática, a importância da cultura no ensino e aprendizagem e a influência da frequência na aprendizagem de uma língua estrangeira. O projeto se fundamenta também na concepção de que o aprendizado de outra língua passa pela autonomia dos estudantes, segundo a qual a busca autônoma pelo aprendizado de uma segunda língua, quando feita por iniciativa do próprio aprendiz, é eficaz no processo de aprendizagem dos mesmos. Para que esse processo de busca autônoma se concretize, o uso de séries e músicas dentro e fora das salas de aula apresenta-se como uma opção viável para o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem de uma outra língua. A partir destes eixos, então, realizou-se a leitura dos scripts da segunda temporada da série norte-americana Friends e a categorização de marcas linguísticas presentes nos mesmos, além da busca por aspectos culturais nos respectivos episódios. Desta forma, foi possível sistematizar os aspectos componentes da série de modo a organizar um possível material didático para o ensino de língua inglesa com base na autonomia proposta aos alunos.
Palavras-chave Aspectos linguísticos e culturais, autonomia, Friends
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,67 segundos.