Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9632

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Thiago Teodoro Bombieri
Orientador FERNANDA MARIA COUTINHO DE ANDRADE
Outros membros Ivanildo Jheyko Juneo Braz, Jean Carlos Martins Silva
Título Educação do Campo e Tecnologias Sociais
Resumo Este projeto teve como objetivo propagar o conhecimento científico e tradicional, resgatar as práticas populares e culturais brasileiras, estimular a formação de grupos solidários, as iniciativas agroecológicas e as ações comunitárias pertinentes as plantas medicinais e à homeopatia no cuidado dos organismos vivos e ambientes. O foco foi divulgar o uso popular de plantas medicinais e da homeopatia como recurso tecnológico das comunidades rurais visando o bem-estar social, a produção saudável de alimentos pela família e a qualidade ambiental. Deste modo, o projeto promoveu a capacitação por meio dos cursos de extensão: “Plantas Medicinais e Homeopatia no cuidado dos organismos vivos e ambientes”, realizado em 15 municípios do estado de Minas Gerais: Visconde do Rio Branco, Lavras, Turmalina, Montes Claros, Rio Pardo, Januária, Belo Horizonte, Uberlândia, Ouro Branco, Iapú, Manhuaçú, Barbacena, João Monlevade, Urucânia e Paracatu. Essas comunidades foram acessadas por meio do mandato coletivo do deputado federal Padre João, o qual também apoiou, por meio de emenda parlamentar, a realização deste trabalho. O projeto promoveu o treinamento de agricultores/as familiares, lideranças comunitárias, agentes de saúde e das pastorais, participantes de movimentos e organizações sociais, estudantes, professores, bem como demais interessados. Foram distribuídos materiais de apoio didático instrucional como cadernos temáticos, livros e materiais de manipulação de homeopatias no meio rural. Promoveu também o aprendizado teórico, o treinamento prático, além de capacitar os participantes a realizar e partilhar experiências seguras e autônomas. Ao final de cada curso houve um Seminário de Partilha de Conhecimentos e o registro das tecnologias sociais geradas e relatadas pelos participantes. Foram feitos acompanhamentos, avaliações pelos participantes, controle do rendimento final da aprendizagem e entrega de 500 certificados aos participantes dos cursos. O projeto contribuiu com o desenvolvimento social, alem de fortalecer a Educação do Campo por promover a inclusão social, a inserção das diversidades locais e a percepção do potencial da Homeopatia, das Plantas Medicinais e da Agroecologia em: aproximar e integrar conhecimentos acadêmicos e populares; aproximar Instituições de Ensino às realidades do campo, colaborando com a melhoria da qualidade de vida da família agrícola, a produção de alimentos saudáveis, contribuindo com a recuperação e conservação ambiental e a sustentabilidade dos agrosistemas.
Palavras-chave Educação do Campo, Agroecologia, Tecnologia social.
Forma de apresentação..... Painel
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