Resumo |
A presente pesquisa tem como tema Literatura Infantil: recursos e aplicabilidade e refere-se a uma análise sobre a importância da literatura na Educação Infantil, tendo em vista que a mesma tem diversas contribuições no desenvolvimento afetivo, cognitivo e social da criança. A pesquisa foi realizada nas escolas municipais da cidade de Ubá – MG, localizada na Zona da Mata Mineira. A questão levantada na pesquisa refere-se a quais são os recursos utilizados para a contação de histórias na educação infantil e como os mesmos são aplicados em sala de aula. Hipoteticamente, acreditava-se que muitos professores no momento da contação de histórias não diversificam os recursos utilizados, prevalecendo somente a leitura das histórias e apresentação das imagens. Neste sentido, o estudo se direciona a analisar a importância da literatura infantil, os recursos utilizados para contação de histórias e sua aplicabilidade em sala de aula. A pesquisa de abordagem qualitativa se efetivou através da coleta de dados por um questionário contendo dezessete questões. Participaram da pesquisa seis escolas, perfazendo um total de quatorze professores do segundo período. A análise dos dados foi realizada com base em autores da área de Literatura Infantil, como Brasil, Ulbra e Dohme. Os resultados obtidos indicam que os professores diversificam e utilizam vários recursos para a contação de histórias e consideram a Literatura Infantil um importante instrumento no desenvolvimento das crianças e dentre as formas de trabalhar a literatura na educação infantil, a contação de histórias é a mais utilizada. A história sendo bem contada e bem preparada pode auxiliar em diversos aspectos nos processos de aquisição de leitura, oralidade e escrita das crianças, e neste momento a escola tem um importante papel ao dar suporte aos professores com projetos e materiais. Ao citar os recursos para contação de histórias, percebeu-se a existência de muitos e com bastante variações, podendo ser confeccionados pelo próprio professor, através de diferentes materiais, inclusive reciclados, como também disponibilizados pela escola.Verificou-se ainda, como esses recursos são aplicados na educação infantil, e foi perceptível que eles são utilizados na prática docente dos professores em suas aulas. |