Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9625

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Ciências Biológicas
Setor Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro MEC
Primeiro autor Maria Cecilia Brangioni de Paula
Orientador TIAGO ANTONIO DE OLIVEIRA MENDES
Outros membros Bianca Cristina Carvalho Reis, Débora Cristina Pimentel, Geovana Batista Rosa de Souza, Lavínia Aparecida Martin, Maria Eduarda Almeida Pinto
Título Democratização e popularização da ciência nas escolas públicas através das ações do PET-Bioquímica
Resumo As escolas brasileiras de ensino público sofrem cada vez mais com a dificuldade em oferecer um conhecimento de qualidade e de forma atrativa aos seus alunos, principalmente na área de Bioquímica devido ao restrito fluxo de informação sobre este ramo da ciência. Desde a criação do Programa de Educação Tutorial em Bioquímica na Universidade Federal de Viçosa (PET-Bioquímica/UFV) têm sido realizadas ações que buscam disseminar essa área de estudo por meio da tríade ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo projetos que os liguem diretamente às escolas públicas da cidade de Viçosa e região. Os principais projetos organizados pelo PET-Bioquímica que atingem as instituições de ensino utilizam de diferentes ferramentas com o objetivo de atrair a atenção dos estudantes e popularizar a ciência. O grupo coordena ações como a Olimpíada Viçosense de Bioquímica e PETs Fazendo Ciência, que fazem com que estudantes do ensino fundamental das escolas de Viçosa tenham acesso a diversos espaços da universidade, para participarem de atividades como monitoria e práticas de laboratórios, os preparando para a olimpíada e ampliando o conhecimento teórico e prático científico. Os petianos participam do corpo editorial do Boletim BioPESB que são disponibilizados em escolas do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB) para serem usados como material didático a fim de conciliar informações sobre o parque e a bioquímica presente no cotidiano de todos. O PET-Bioquímica também é responsável pela aplicação dos Kits de DNA, RNA e proteínas que tem o intuito de apresentar de maneira lúdica as macromoléculas. Esses Kits serão disponibilizados para doação a professores de escolas públicas de qualquer parte do país, sendo de responsabilidade dos integrantes do PET instruir como manusear o kit. Até o momento os projetos têm contribuído para despertar o interesse nas diversas áreas da ciência, principalmente na bioquímica, incitando os alunos dessas escolas a procurarem mais sobre a UFV e mostrando que a universidade não é uma realidade tão distante deles, de modo a democratizar o conhecimento. Para os discentes do PET, o desenvolvimento dessas intervenções vai além de uma atividade extracurricular, sendo de extrema importância para a sociedade como um todo e para o desenvolvimento destes como profissionais mais humanizados.
Palavras-chave Ciência, ensino, bioquímica
Forma de apresentação..... Painel
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