Resumo |
A pesquisa é uma continuação dos trabalhos desenvolvidos anteriormente com bolsa pelo Programa “Jovens Talentos” no período de 2015/2016, realizada no âmbito do grupo de pesquisa TAUMA (Tecnologias em Arquitetura, Urbanismo e Meio Ambiente) e em concomitância com o projeto de pesquisa de mestrado centrado na temática de inovação em pequenos escritórios de arquitetura. No seu segundo ano da pesquisa, além de aprofundamento da fundamentação teórica quanto aos temas e técnicas de pesquisa, fez-se a coleta e análise de dados obtidos por meio das entrevistas em escritórios de arquitetura locais. A revisão bibliográfica buscou familiarizar a bolsista com quatro ferramentas gerenciais próprias da área de administração que seriam utilizadas para o desenvolvimento das entrevistas: Mapeamento de Fluxo de Valor, SWOT, 5W2H e GUT. Após essa etapa, foram realizadas entrevistas com nove dos quarenta escritórios de Viçosa que eram condizentes com a intencionalidade da pesquisa. Cada entrevista semiestruturada gerou um mapa mental, desenvolvido pelo profissional de arquitetura participante, sob as orientações do grupo de pesquisa. Esse mapa teve como objetivo retratar graficamente o processo de projeto de cada profissional. A partir de todo o material produzido no âmbito das entrevistas, foram desenvolvidas as análises em reuniões de pesquisa para a obtenção dos resultados. Destaca-se como principal característica dos mapas a predominância de linearidade mental, indicando que os profissionais têm um entendimento do processo de maneira mais sequencial. Além disso, uma limitação dos envolvidos com o projeto é ter visão ampla do processo e controle das varáveis. Identificado esse modo de atuar, observou-se alta probabilidade de se gerar desperdícios, cometer erros e de serem necessários retrabalhos. A incorporação das técnicas de análise estudadas na pesquisa aplicadas ao processo de projeto mostram-se com grande potencial para gerar melhorias nos processos de projeto e na qualidade do produto arquitetônico a ser oferecido no mercado. |