Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9621

ISSN 2237-9045
Instituição Faculdade Presidente Antônio Carlos de Ubá
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Paula Martins de Andrade
Orientador ERICA MIRANDA MACIEL
Título Práticas de Leitura Desenvolvidas pelos Docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Resumo O presente estudo apresenta as metodologias adotadas pelos professores dos anos iniciais para o ensino-aprendizagem da leitura. A pesquisa foi realizada em escolas públicas municipais, situadas no município de Ubá – MG, na zona da mata mineira. A questão levantada na pesquisa é compreender como ocorre o processo de leitura e sua importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo do referido tema, por ser a leitura de grande importância no cotidiano da criança e indissociável das práticas sociais e da interação com o mundo. Objetivou-se verificar as metodologias adotadas pelos professores ao trabalhar a leitura, investigar os procedimentos adotados pelo professor no incentivo à prática da leitura, citar a importância da leitura no processo de aprendizagem da criança e conhecer as dificuldades apresentadas pelas crianças no aprendizado da leitura. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo onze questões, direcionado a quinze professores que atuam nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada com base em autores da área e manuais disponíveis para orientação do trabalho da leitura com as crianças. Os resultados encontrados indicam que as metodologias utilizadas com as crianças estão em conformidade com o que orientam os autores e apresentam resultados satisfatórios. Foi analisado que não existem metodologias melhores e sim aquelas que apresentam resultados mais significativos, tendo em vista as reais necessidades da turma, compreendendo o nível em que se encontram dentro do processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades com a leitura. Verificou-se ainda que a diversidade de procedimentos adotados pelos professores ao trabalharem a leitura é de grande valia para a aprendizagem, pois é através deles que a criança apropria o gosto pela leitura. Apesar das professoras relatarem algumas dificuldades apresentadas pelas crianças no aprendizado da leitura, como não conseguirem juntar as letras ou não conseguirem interpretar o que leem, estas são reconhecidas por autores como um processo pelo qual as crianças devem passar.
Palavras-chave Metodologias, Leitura, Ensino-aprendizagem
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,62 segundos.