Resumo |
O presente estudo apresenta as metodologias adotadas pelos professores dos anos iniciais para o ensino-aprendizagem da leitura. A pesquisa foi realizada em escolas públicas municipais, situadas no município de Ubá – MG, na zona da mata mineira. A questão levantada na pesquisa é compreender como ocorre o processo de leitura e sua importância nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Justifica-se o estudo do referido tema, por ser a leitura de grande importância no cotidiano da criança e indissociável das práticas sociais e da interação com o mundo. Objetivou-se verificar as metodologias adotadas pelos professores ao trabalhar a leitura, investigar os procedimentos adotados pelo professor no incentivo à prática da leitura, citar a importância da leitura no processo de aprendizagem da criança e conhecer as dificuldades apresentadas pelas crianças no aprendizado da leitura. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo onze questões, direcionado a quinze professores que atuam nos primeiros, segundos e terceiros anos do Ensino Fundamental. A análise dos dados foi realizada com base em autores da área e manuais disponíveis para orientação do trabalho da leitura com as crianças. Os resultados encontrados indicam que as metodologias utilizadas com as crianças estão em conformidade com o que orientam os autores e apresentam resultados satisfatórios. Foi analisado que não existem metodologias melhores e sim aquelas que apresentam resultados mais significativos, tendo em vista as reais necessidades da turma, compreendendo o nível em que se encontram dentro do processo de desenvolvimento das habilidades e capacidades com a leitura. Verificou-se ainda que a diversidade de procedimentos adotados pelos professores ao trabalharem a leitura é de grande valia para a aprendizagem, pois é através deles que a criança apropria o gosto pela leitura. Apesar das professoras relatarem algumas dificuldades apresentadas pelas crianças no aprendizado da leitura, como não conseguirem juntar as letras ou não conseguirem interpretar o que leem, estas são reconhecidas por autores como um processo pelo qual as crianças devem passar. |