Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9620

ISSN 2237-9045
Instituição Fundação Presidente Antônio Carlos
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Natália Aparecida Botaro dos Santos
Orientador ERICA MIRANDA MACIEL
Título A Alfabetização e Letramento na prática dos professores dos anos iniciais no Ensino Fundamental
Resumo A presente pesquisa tem como tema “A Alfabetização e o Letramento na prática dos professores dos anos iniciais no Ensino Fundamental”. A alfabetização e o letramento são processos indissociáveis, sendo um desafio atual para os profissionais da educação, de alfabetizar letrando. A presente pesquisa pretende esclarecer como ocorre o processo de Alfabetização e Letramento no Ensino Fundamental I (1º ao 3º ano). Acredita-se que as metodologias utilizadas em sala de aula deveriam ser adequadas e adaptadas de maneira a atender às necessidades da classe. Foi necessário analisar como ocorre o processo de alfabetização e letramento no Ensino Fundamenta I, verificar quais práticas são utilizadas no processo de alfabetização e letramento em sala de aula, investigar as dificuldades encontradas pelo professor nas práticas pedagógicas para alfabetizar e letrar, e, analisar qual a contribuição da supervisão ao professor alfabetizador. A presente pesquisa é de abordagem qualitativa sendo o instrumento de coleta de dados o questionário, realizado por 15 professores de escolas das redes de ensino municipal e estadual do município de Ubá, atuantes no ensino fundamental. Os resultados encontrados indicam que, para atingir a alfabetização juntamente com o letramento, deve estar ligado à realidade e vida social do aluno. Sobre a importância de alfabetizar letrando, pode-se considerar que os sujeitos dessa pesquisa consideram que o processo de leitura e escrita deve acontecer de forma prazerosa, trabalhando com textos que estejam presentes no contexto social da criança. Também informaram que a avaliação é um processo constante que se dá através da observação diária em sala. Existe uma grande variação nas metodologias utilizadas para alfabetizar, pois devem estar de acordo com as necessidades dos alunos e a forma que for mais eficaz, priorizando que essa prática caminhe junto com o letramento. Concluiu-se que para esse processo se torne válido, é preciso que o docente utilize de diversos recursos e métodos afim de alcançar a alfabetização e o letramento.
Palavras-chave Alfabetização, letramento, metodologias.
Forma de apresentação..... Painel
Gerado em 0,63 segundos.