ISSN |
2237-9045 |
Instituição |
Universidade Federal de Viçosa |
Nível |
Graduação |
Modalidade |
Extensão |
Área de conhecimento |
Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática |
Ciências Exatas e da Terra |
Setor |
Departamento de Química |
Bolsa |
PIBEX |
Conclusão de bolsa |
Não |
Apoio financeiro |
UFV |
Primeiro autor |
Nayza Martins Correa Ramos |
Orientador |
MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER |
Outros membros |
Ana Luiza Silva Duarte, Evandro Carlos Chaves, Lauro Canuto Lagares Matos, Leticia Faria Araujo, MARA GARCIA TAVARES, Victoria Oliveira Conceição |
Título |
Dominó para jovens cientistas: o lúdico a favor da aprendizagem |
Resumo |
O Projeto Jovem Cientista se propõe a auxiliar na melhoria da aprendizagem da disciplina de Ciências, principalmente através da experimentação, em uma abordagem lúdica, investigativa e interdisciplinar. Os estudantes matriculados no Projeto frequentam aulas práticas semanais, onde desenvolvem sua capacidade de observação e descrição de fenômenos, de formulação e confirmação de hipóteses. Com isto, seu interesse pela Ciência é ampliado, desenvolvem espírito crítico e cooperativo. Em 2018, estão participando estudantes de duas escolas estaduais (Effie Rolfs e Padre Álvaro Correa Borges) e duas municipais (Min. Edmundo Lins e C. M. E. Dr. Januário de Andrade Fontes). No primeiro semestre de 2018 participaram 180 alunos do 8º e 9º Anos dessas escolas. A maioria das aulas ocorreu no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti - UFV), mas algumas turmas foram atendidas em sua própria escola (E. E. Effie Rolfs). Os temas das aulas se relacionaram a conteúdos em estudo na escola naquele bimestre. Experimentos são realizados de forma a contribuir para o raciocínio analítico, a capacidade de propor soluções e explicações para situações reais e hipotéticas, a capacidade de expressar ideias. Jogos educativos complementam essa estratégia didática. A ludoteca do projeto dispõe de uma série de jogos para este fim. Em 2018 foi desenvolvido e testado um novo jogo: o Dominó das Ligações Químicas. O jogo foi baseado no dominó clássico. Porém as peças apresentavam aspectos do tema de ligações químicas, além de fórmulas de substâncias. O jogo foi aplicado após a realização de experimentos para diferenciação de compostos que apresentam ligações iônicas ou covalentes, de forma que o jogo visou revisar e ampliar o entendimento do tema, bem como avaliar a aprendizagem. Foram aplicados testes de conhecimentos antes e após o jogo. Na maioria das questões houve aumento entre 90 e 100% de acertos do 1º. para o 2º. teste. Para uma das questões o aumento foi mais significativo (6 vezes). Assim, concluiu-se que o instrumento de ensino foi eficiente. Na opinião dos alunos, o jogo foi aprovado, uma vez que gostaram muito da atividade. Os alunos são bastante frequentes mostrando que a escolha das atividades para o projeto desperta o interesse desses jovens pela aprendizagem. Do ponto de vista social, este projeto tem um impacto positivo na comunidade local, contribuindo para a melhor formação dos estudantes do Ensino Fundamental. O uso de laboratórios bem equipados, recursos multimídia e jogos educativos do Espaço Ciência em Ação traz aos alunos participantes do Projeto Jovem Cientista uma nova perspectiva quanto à compreensão do que é Ciência. As aulas são ministradas por licenciandos da UFV, que também participam do desenvolvimento das estratégias didáticas. Assim, a equipe de universitários tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as questões sociais da comunidade escolar e atuar positivamente a fim de contribuir para o letramento científico da população. |
Palavras-chave |
Popularização da Ciência, Experimentos de Química, Jogos didáticos |
Forma de apresentação..... |
Oral |