Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9611

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciências Exatas e da Terra
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Nayza Martins Correa Ramos
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Outros membros Ana Luiza Silva Duarte, Evandro Carlos Chaves, Lauro Canuto Lagares Matos, Leticia Faria Araujo, MARA GARCIA TAVARES, Victoria Oliveira Conceição
Título Dominó para jovens cientistas: o lúdico a favor da aprendizagem
Resumo O Projeto Jovem Cientista se propõe a auxiliar na melhoria da aprendizagem da disciplina de Ciências, principalmente através da experimentação, em uma abordagem lúdica, investigativa e interdisciplinar. Os estudantes matriculados no Projeto frequentam aulas práticas semanais, onde desenvolvem sua capacidade de observação e descrição de fenômenos, de formulação e confirmação de hipóteses. Com isto, seu interesse pela Ciência é ampliado, desenvolvem espírito crítico e cooperativo. Em 2018, estão participando estudantes de duas escolas estaduais (Effie Rolfs e Padre Álvaro Correa Borges) e duas municipais (Min. Edmundo Lins e C. M. E. Dr. Januário de Andrade Fontes). No primeiro semestre de 2018 participaram 180 alunos do 8º e 9º Anos dessas escolas. A maioria das aulas ocorreu no Espaço Ciência em Ação (Vila Giannetti - UFV), mas algumas turmas foram atendidas em sua própria escola (E. E. Effie Rolfs). Os temas das aulas se relacionaram a conteúdos em estudo na escola naquele bimestre. Experimentos são realizados de forma a contribuir para o raciocínio analítico, a capacidade de propor soluções e explicações para situações reais e hipotéticas, a capacidade de expressar ideias. Jogos educativos complementam essa estratégia didática. A ludoteca do projeto dispõe de uma série de jogos para este fim. Em 2018 foi desenvolvido e testado um novo jogo: o Dominó das Ligações Químicas. O jogo foi baseado no dominó clássico. Porém as peças apresentavam aspectos do tema de ligações químicas, além de fórmulas de substâncias. O jogo foi aplicado após a realização de experimentos para diferenciação de compostos que apresentam ligações iônicas ou covalentes, de forma que o jogo visou revisar e ampliar o entendimento do tema, bem como avaliar a aprendizagem. Foram aplicados testes de conhecimentos antes e após o jogo. Na maioria das questões houve aumento entre 90 e 100% de acertos do 1º. para o 2º. teste. Para uma das questões o aumento foi mais significativo (6 vezes). Assim, concluiu-se que o instrumento de ensino foi eficiente. Na opinião dos alunos, o jogo foi aprovado, uma vez que gostaram muito da atividade. Os alunos são bastante frequentes mostrando que a escolha das atividades para o projeto desperta o interesse desses jovens pela aprendizagem. Do ponto de vista social, este projeto tem um impacto positivo na comunidade local, contribuindo para a melhor formação dos estudantes do Ensino Fundamental. O uso de laboratórios bem equipados, recursos multimídia e jogos educativos do Espaço Ciência em Ação traz aos alunos participantes do Projeto Jovem Cientista uma nova perspectiva quanto à compreensão do que é Ciência. As aulas são ministradas por licenciandos da UFV, que também participam do desenvolvimento das estratégias didáticas. Assim, a equipe de universitários tem a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre as questões sociais da comunidade escolar e atuar positivamente a fim de contribuir para o letramento científico da população.
Palavras-chave Popularização da Ciência, Experimentos de Química, Jogos didáticos
Forma de apresentação..... Oral
Gerado em 0,69 segundos.