Ciência para a Redução das Desigualdades

15 a 20 de outubro de 2018

Trabalho 9603

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Ciências Humanas
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Ludimila Dini Bicalho
Orientador VALTER MACHADO DA FONSECA
Outros membros André Randazzo Ortega, Carmen Lucia Ferreira, Inacio Andrade Silva, Jéssica Angelo Pereira, Marilane de Souza Bhering, Roberta Correia Ferreira, Rodrigo Barsante de Almeida, Tatiana Machado da Fonseca
Título ESCOLAS E MUSEUS EM MOVIMENTO: animação e artes como aportes metodológicos para a produção de conhecimentos e saberes.
Resumo O presente trabalho nasceu a partir da experiência de dois minicursos de extensão realizados em dois momentos distintos, no âmbito da Universidade Federal de Viçosa (UFV), dos quais deriva o grupo de pesquisa Núcleo de Pesquisas e Educação e Arte em Diferentes Espaços (NUPEADE), vinculado ao Departamento de Educação da referida universidade e o seguinte projeto de extensão. Tal projeto parte da reflexão e compreensão de como se dá o processo educativo em espaços não formais de aprendizagem (por exemplo, museus), pois partimos da afirmação de que existem conhecimentos e saberes nos espaços extraclasses, e tais conhecimentos seguem outra perspectiva de construção. Nesse sentindo, a proposta é aliar os conteúdos formais às práticas educativas que serão ofertadas em formas de oficinas temáticas, sendo assim, nosso principal objetivo é propiciar a formação docente e a construção de novas metodologias e técnicas de ensino, via intervenção teórico-prática das artes, em especial animações e desenhos, nos espaços não formais de aprendizagem, envolvendo alunos e professores da rede pública de educação da cidade de Viçosa (MG) e alunos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Temos como base uma metodologia participativa ou participante, ou seja, metodologia qualitativa fundamentada na intervenção teoria e prática dos participantes na proposição, participação e execução das atividades propostas visando alcançar as metas estabelecidas. Além disso, nosso trabalho irá utilizar os museus e Centros de Ciências localizados na UFV, que estão organizados de tal forma visando ao atendimento de uma intencionalidade didático – pedagógica. É fundamental o treinamento dos nossos olhares para decifrar tais intencionalidades que norteiam a organização dos espaços e saberes contido nos museus e Centro de Ciências, pois, de alguma forma, os espaços dialogam conosco, sempre nos mostrando elementos e aspectos novos, a partir dos quais podemos construir novos conhecimentos. Para realização das animações e desenhos, optamos pela técnica Stop Motion com massinhas de modelar por reuni vários fatores que podem auxiliar o professor em sala de aula, enquanto um suporte pedagógico, além da tecnologia e objetos de fácil acesso. Os resultados parciais englobam toda a reflexão teórica sobre os espaços não formais e artes como aportes metodológicos e a realização de oficinais entre os integrantes do NUPEADE a fim de nos preparar e qualificar para iniciarmos a parte prática do projeto e repassarmos a técnica Stop Motion para os alunos e professores. Esperamos, com a execução desse projeto, apresentar alternativas concretas para a construção de novas metodologias ativas, interativas e que levem em conta a verdadeira significação dos conteúdos curriculares, além de verificar qual o potencial educativo dos espaços não formais (museus neste caso específico) e de que forma eles podem contribuir para a construção de metodologias ligadas ao ensino – aprendizagem.
Palavras-chave Museus e centro de ciências, Espaços não formais, Animações
Forma de apresentação..... Oral
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